Dentre os estados brasileiros, o Ceará é o segundo com melhores escolas publicas estaduais

30 de novembro de 2020 - 11:54

O Ceará é o segundo estado do Brasil com maior número de escolas – 21 no total – de ensino médio (publicas estaduais) melhores classificadas, em 2019, pelo Ideb, atrás somente de São Paulo, com 83. Em seguida está Pernambuco, com sete, e empatados, com quatro escolas, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Esses e muitos outros dados podem ser conferidos no Ipece/Informe (nº 183 /novembro/2020) – Análise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para o Ensino Médio do Ceará, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Mas as boas notícias vão mais além. Segundo as faixas de resultados do Ideb alcançadas pelas escolas cearenses para a rede estadual do ensino médio, nas edições de 2017 e 2019,  houve “uma expressiva evolução na proporção de escolas com Ideb de 4,2 a 5,1, saindo de 14,9% em 2017 para 33,7% em 2019, e uma redução das escolas com menores Ideb (até 3,1), caindo de 12,3% para 1,3% no período avaliado. Tais resultados evidenciam o avanço na qualidade da educação no ensino médio na rede estadual do Ceará nos últimos anos”. O trabalho do Ipece tem como autores o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros e a assessora Técnica Luciana de Oliveira Rodrigues, que tiveram a colaboração do estagiário João Bosco Gurgel Filho.

Das 21 escolas cearenses classificadas entre as 100 primeiras no país, com exceção do Colégio da Polícia Militar – Coronel Hervano Macedo Junior, todas as demais são escolas de ensino profissionalizante – observa o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento. Em 2019, a escola da rede pública do ensino médio com maior nota no Ideb no Estado foi  a escola EEEP Adriano Nobre, localizada no município de Itapajé, que também obteve o 4º lugar no ranking nacional, seguida pelas  EEEP Professor Walquer Cavalcante Maia, de Russas, e EEEP Professora Lysia Pimentel Gomes Sampaio, em Sobral. Ele ressalta que o objetivo do trabalho foi apresentar os principais resultados alcançados pelo Ideb para o ensino médio, índice criado em 2007 e que é um dos principais parâmetros para mensurar e monitorar a qualidade do sistema educacional brasileiro.

PÚBLICAS E PRIVADAS

O estudo do Ipece apresenta muitos outros dados, como, por exemplo, uma série histórica do Ideb para o ensino médio de 14 anos, considerando a rede geral (escolas públicas e privadas).  Assim, revela que o Ceará saiu de uma nota 3,3 no Ideb, em 2005, para 4,4, em 2019, representando um crescimento relativo de 25% no período. Em comparação com as demais unidades da federação, é possível perceber que o Estado passou por algumas oscilações,  como, por exemplo, caiu para a 11ª posição em 2013, subiu para a 9ª, em 2015, melhorou ainda mais em 2017, ocupando a 4ª colocação, mas voltou a perder posições e ficou em 7º, em 2019.

Cleyber informa que foram traçadas metas do Ideb a serem alcançadas para o ensino médio até 2021, visando atingir o patamar de qualidade dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Especificamente, o Brasil necessita chegar a nota 5,2. Contudo, desde 2013, o país não consegue atingir suas metas projetadas, precisando evoluir 1,0 ponto para tal desempenho até o final de 2019. Neste último ano analisado, entre as unidades federativas, considerando a rede geral, apenas Goiás atingiu a sua meta. A meta projetada do Ceará para o ano de 2019 foi de 4,9.

Outro dado mostrado no estudo do Ipece  é que  no Ceará a rede estadual é responsável por atender cerca de 89% dos alunos matriculados no ensino médio, segundo dados do Censo Escolar. “Em relação ao Ideb alcançado por essa rede no Estado, observam-se avanços positivos nos últimos anos. Enquanto que em edições anteriores do Ideb o Estado perdeu posições frente às demais unidades da federação, em 2017, ele avançou oito colocações, saindo da 12ª, em 2015,  para dividir a 4ª colocação com o estado de São Paulo. Em 2019 o Ceará ficou novamente em 4º lugar, empatado com o Paraná” – afirma o Analista de Políticas Públicas.

Ele acrescenta que, entre 2017 e 2019, houve uma evolução de 0,6 na nota do Ideb da rede pública do Estado (saindo de 3,8 para 4,4), ficando o Ceará bem perto de atingir a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos Anísio Teixeira (Inep), que estava projetada em 4,5.  Diferentemente do que tem ocorrido no ensino fundamental, o avanço do Ideb no ensino médio tem sido mais lento, uma vez que enquanto nos anos iniciais do fundamental o Ceará já atingiu a nota de 6,3 e nos anos finais do fundamental a nota de 5,2 (rede pública), superando, assim, as metas estabelecidas para 2021. “Não obstante, mesmo não atingindo a meta projetada para 2019, o Estado apresentou avanços importantes durante as duas últimas edições do Ideb com possibilidade de alcançar a meta final de 4,8 em 2021, caso mantenha a taxa de crescimento observada neste último ano” – conclui.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe 183 – Análise dos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para o Ensino Médio no Ceará.

Assessoria de Comunicação do Ipece
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