Políticas públicas e competitividade dos estados são temas abordados na nova edição do Boletim de Gestão Pública

11 de novembro de 2020 - 14:38

A nova edição (nº 20/2020) do Boletim de Gestão Pública, que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará, é composta por dois artigos: “Como Construir Políticas Publicas Melhores?”, que tem como autores Gabriela Lacerda e Marina Mendes Rodrigues Ribeiro, e Desempenho do Ceará no Ranking de Competitividade dos Estados – 2020, de autoria de Aprígio Botelho Lócio. Os dois trabalhos já podem ser conferidos na página do Ipece.

O primeiro artigo mostra que, apesar do uso de evidências para a elaboração e a melhoria de políticas públicas tem se tornado uma prática mais comum, ainda há dúvidas sobre o que é monitoramento, avaliação e um sistema que incorpore tais práticas. O trabalho se baseia na literatura produzida sobre os temas para apontar a importância de usar M&A para garantir valor público, assim como detalha os incentivos que governos têm para montar estruturas do tipo. “Ainda que muitos gestores não estejam familiarizados com os sistemas de M&A, há um reconhecimento amplo que eles permitem aos governos aprender, decidir e alocar recursos a partir de avaliações do impacto e da qualidade das intervenções”.

Já o segundo artigo mostra o desempenho do Ceará no Ranking de Competitividade dos Estados – 2020, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O posicionamento de cada um dos 26 estados mais o Distrito Federal se norteia no tratamento dos dados para 77 indicadores socioeconômicos e de gestão, distribuídos em 10 Pilares temáticos. O autor observa que, a partir do referido Índice, é possível analisar o ranking dos estados brasileiros de forma integrada, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública. O estudo analisa primeiro o Resultado Geral para o Ceará e depois os resultados nos seguintes pilares: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

O Boletim do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Desta forma os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 20 / 2020.