IPCA e INPC fecham com deflação agosto, após altas registradas em julho na RMF

16 de setembro de 2020 - 09:39

Depois de duas altas consecutivas, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) apresentou, em agosto, deflação de -0,23%. Após acelerar nos meses de junho e julho, o acumulado dos últimos 12 meses da RMF voltou a recuar após a deflação, tendo atingindo 2,80% até agosto de 2020. Já o IPCA nacional fechou em alta de 0,24%, resultado que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi o maior resultado para um mês de agosto desde 2016, quando o índice ficou em 0,44%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) na RMF, que se refere às famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos – e que é calculado também para dez regiões metropolitanas, além de seis municípios, que são as mesmas áreas geográficas que abrange o IPCA -, após a forte alta em julho, apresentou deflação em agosto, registrando queda de -0,16%. O acumulado dos últimos 12 meses do INPC da RMF voltou a recuar, registrando 2,98% até o mês passado deste ano.

E agosto, os grandes grupos que compõem o IPCA tiveram comportamentos distintos na RMF e no Brasil, embora o grupo de educação, em ambas áreas, tenham apresentado forte deflação (-7,7% e -3,47%, respetivamente). No Brasil, os grupos de maior peso (transportes e alimentação) foram que os apresentaram as maiores altas. No caso dos transportes foi o grupo de maior alta, com taxa de 0,82%, enquanto o grupo de alimentação a taxa foi de 0,78%.

Para a RMF, o grupo de transportes também teve forte alta ao registrar 0,94%, embora o grupo de artigos de residências tenha tido a maior alta, registrando 1,45%. Alimentação fechou com alta de apenas 0,20%. Como já dito, o grande destaque foi o recuo de -7,7% no grupo educação. Os dados estão no Termômetro da Inflação (Volume 3 – nº 9/2020) publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Clique aqui e acesse o Termômetro da Inflação – Vol. 3 ‐ edição nº 09

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509