Ipece disponibiliza mais uma edição do Farol da Economia Cearense

9 de setembro de 2020 - 17:57

Uma nova edição (nº03/2020) do Farol da Economia Cearense acaba de ser publicada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O trabalho está dividido em cinco partes. A primeira apresenta as expectativas para o cenário mundial, enquanto a segunda mostra as perspectivas para o cenário macroeconômico brasileiro, observando aspectos como PIB, produção industrial, inflação, juros, câmbio, balança comercial e investimento. A terceira seção traz as expectativas para a economia cearense. Na quarta seção são apresentadas análises quanto a incerteza da economia e confiança de consumidores e empresários. E, por fim, na quinta e última parte é feita uma síntese das análises e perspectivas econômicas.

A série Farol da Economia Cearense surgiu concomitante com a nova Diretoria de Estudos de Gestão Pública (DIGEP) a partir das apresentações feitas ao Conselho de Gestão por Resultados e Gestão Fiscal (COGERF) sobre indicadores econômicos e sociais do Ceará, bem como acerca do cenário macroeconômico nacional e internacional. O objetivo do documento é disponibilizar dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão, bem como as demais partes interessadas, tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias brasileira e cearense.

O presente estudo foi elaborado pela titular da Digep, Marília Rodrigues Firmiano, e contou com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, assessor Técnico da Digep/Ipece; do estagiário da mesma Diretoria Pedro Thiago Moreira Cabral, de Ana Cristina Lima Maia, assessora Técnica da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec/Ipece) e de Bruno Maia Cavalcante, economista da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 03 / 2020.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509