Dois artigos compõem a nova edição do Boletim de Gestão Pública publicado pelo Ipece

14 de agosto de 2020 - 15:00

“O uso do big data em políticas públicas: uma revisão das possibilidades e dos desafios”, que tem como autor Rafael Barros Barbosa, e “Desafios encontrados na construção de um indicador sobre infraestrutura de escolas no Rio Grande do Sul”, de autoria de Daiane Boelhouwer de Menezes, Guilherme Rosa de Martinez Risco, Ricardo Cesar Gadelha de Oliveira Junior, Rodrigo Goulart Campelo, Thiago Felker Andreis e Tomás Pinheiro Fiori, integram a nova edição (nº 19/2020) do Boletim de Gestão Pública, lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado do Ceará.

No primeiro artigo, o autor afirma que o Big Data tem ganho popularidade nos últimos anos devido, principalmente, ao seu potencial nos mais diversos tipos de aplicações. “Entretanto, apesar de muito se falar em Big Data, não existe uma definição consensual sobre o que esse termo significa. Além disso, a maior parte das discussões acerca deste termo estão relacionadas a suas aplicações na geração de novos produtos e soluções para o mercado privado, não tendo, portanto, uma discussão qualificada da sua aplicação em políticas públicas”.

Já o segundo artigo apresenta os desafios encontrados pelo grupo de trabalho do Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Rio Grande do Sul, em projeto-piloto conduzido na cidade gaúcha de Cachoeirinha, para estudo das condições de infraestrutura das escolas estaduais no município. Em uma tentativa de ampliar e sintetizar o conhecimento do gestor público sobre as condições das escolas gaúchas, foi construído um modelo de indicador multidimensional para avaliação da infraestrutura escolar. Foram encontradas importantes diferenças entre as respostas das escolas no Censo Escolar e a realidade com que os pesquisadores se depararam em todos os blocos de variáveis analisados, o que coloca desafios adicionais ao pesquisador que utilize esses dados.

O Boletim do Ipece, que é uma publicação bimestral, formada por artigos sintéticos (descritivo-analíticos), elaborados pelo corpo técnico do Instituto e ou por técnicos convidados de outros órgãos do Governo do Estado do Ceará e de outras organizações, tem como objetivo principal a difusão de melhores práticas e inovações na área de gestão e de políticas públicas. Os autores são responsáveis pela revisão de seus trabalhos, bem como pelo conteúdo, formato, dados e referências bibliográficas. Desta forma os artigos publicados são de inteira responsabilidade de seus autores. As opiniões neles emitidas não exprimem, necessariamente, o ponto de vista do Ipece. O Boletim tem como coordenadora Marília Rodrigues Firmiano, diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep).

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – edição Nº 19/2020.