Mapa apresenta classificação atual dos municípios no plano de retomada da economia segundo o decreto estadual nº. 33.684, de 18/07/2020

20 de julho de 2020 - 10:57

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), atualizou o mapa contendo a classificação dos municípios quanto as fases do plano de retomada da economia cearense, com base no Decreto Estadual n0. 33.684, publicado no Diário Oficial do dia 18/07/2020.

O citado mapa foi elaborado pelos Analistas de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros e Alexsandre Lira Cavalcante, baseando-se em informações constantes no mencionado decreto, o qual renovou às ações de isolamento social e de regionalização como políticas públicas de enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Os municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu continuam em isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades, visando reduzir o ritmo de contágio da Covid-19. Também houve a recomendação que os demais municípios integrantes da Região de Saúde do Cariri adotem medidas de isolamento social mais restritivas. São ao todo 40 municípios que podem ter seus nomes consultados no mapa gerado pelo Ipece.

A capital cearense avançou para a Fase 4 do Plano de Retomada enquanto que os demais 43 municípios da Região de Saúde de Fortaleza passaram para a Fase 3, sendo eles: Acarape, Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Beberibe, Capistrano, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, General Sampaio, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itapiúna, Maracanaú, Maranguape, Miraíma, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, Pindoretama, Redenção, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama.

Conforme o Diretor Geral do Ipece, professor João Mário, o Plano de Retomada da Economia prevê que cada fase dure 14 dias e se os indicadores de saúde estiverem satisfatórios os municípios podem avançar para a próxima fase. Como os indicadores de saúde da região de Sobral melhoraram os municípios desta região, em um total de 55, saíram da fase de transição e passaram para a Fase 1 do referido plano.

Ressalta-se, ainda, que os municípios das regiões do Sertão Central (20 municípios) e Litoral Leste/Vale do Jaguaribe (20 municípios) continuam na Fase 1 do Plano de retomada da economia.

O Quadro 1, a seguir, apresenta a síntese do quantitativo de municípios em cada fase do Plano de Retomada da Economia cearense conforme o Decreto Estadual n0. 33.684, assim como a estimativa da população residente nos municípios.

QUADRO 1: Resumo do quantitativo de municípios e população estimada segundo fases do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, Decreto Estadual n0. 33.684, de 18/07/2020.

Destaca-se que a partir deste mapa temático pode-se estabelecer comparações entre municípios quanto às fases do plano de retomada da economia, assim como visualizar as regiões de Saúde do Ceará, identificando em que fase do plano encontra-se atualmente cada um dos 184 municípios do Estado.

Clique aqui e acesse o mapa Fases do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais Segundo Municípios Cearenses – Decreto Nº 33.684/2020.

Clique aqui e acesse o Decreto 33.684, de 18 de julho de 2020.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509