Mapa do Ipece possibilita consulta das fases do plano de retomada da economia nos 184 municípios do Ceará

22 de junho de 2020 - 16:54

Elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), tendo como base o Decreto nº 33.631 do Governo do Estado do Ceará, publicado no Diário Oficial (20/06/2020), mapa possibilita consulta das fases no Plano de Retomada da Economia pelos 184 municípios cearenses. O referido Decreto prorrogou o isolamento social no Estado, renovando a política de regionalização das medidas de isolamento social. O trabalho foi desenvolvido pelos analistas de Políticas Públicas do Instituto Cleyber Nascimento e Alexsandre Lira.

O Decreto instituiu que Fortaleza passa, a partir de hoje, para a Fase 2 do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais. De acordo com o diretor Geral do Ipece, professor João Mário, somente a capital do Ceará avançou para a Fase 2 neste momento, já que apresentou os melhores indicadores de saúde. Os demais municípios, em um total de 43 cidades da Macrorregião de Saúde de Fortaleza, iniciaram a Fase 1. Já nos municípios de Sobral e Juazeiro do Norte foi mantido e instituído, respectivamente, o isolamento social rígido, com restrição na liberação de atividades.

A política de isolamento social rígido consiste no controle da circulação de pessoas e veículos nos espaços e vias públicas, objetivando reduzir a velocidade de propagação da doença. Os demais 138 municípios do Ceará continuam na fase de transição com isolamento social.  Segundo Cleyber Nascimento, o Ipece “elaborou um mapa com as fases do plano de retomada responsável das atividades econômicas e comportamentais segundo os municípios cearenses, permitindo ao cidadão e aos gestores consultarem geograficamente em que fase do plano de abertura encontra-se atualmente o seu município”.

Clique aqui e acesse o mapa Fases do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais Segundo Municípios Cearenses – Decreto Nº 33.631/2020.

Clique aqui e acesse o Decreto Nº33.631, de 20 de junho de 2020.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509