Novo coronavírus muda perspectiva para economia em 2020

17 de junho de 2020 - 14:13

A chegada do novo coronavírus (pandemia do Covid-19) – e a consequente elevação da crise sanitária – tem provocado estragos irremediáveis em termos de perdas de vida. Já na economia, transformando as perspectivas positivas para 2020 no Brasil e especificamente no Estado do Ceará. Inclusive, as estimativas nada otimistas atingem a grande maioria dos países. No fim de março e durante o mês de abril, as projeções do Relatório Focus (Banco Central) mostram queda do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para este ano. Na primeira semana deste mês, o relatório projetou declínio na atividade econômica do País de -6,48%. Já para 2021, as expectativas permaneceram em 3,50% de crescimento, e, em 2022, se manteve a projeção de 2,5% de expansão.

Para o Estado do Ceará alguns resultados chamam a atenção mostrando a severidade da crise. Pela Pesquisa Mensal de Serviços do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do mês de março, o volume de serviços do Ceará teve uma retração, de -5,2% em relação ao mês de fevereiro, com ajuste sazonal. Já no acumulado do ano, entre janeiro e março de 2020, a retração foi de -0,7% comparando com o mesmo período de 2019. Em relação a receita vinda do setor de serviços no Ceará, entre fevereiro e março de 2020 houve queda de -5,0%. Nesta mesma pesquisa o setor turístico (que integra serviços) teve uma variação mensal negativa de -31,7% com ajuste sazonal. Na comparação da variação acumulada de 12 meses, a retração foi de -0,2%. O setor turístico tem forte impacto com a crise da pandemia de covid-19, pois as restrições de viagens nacionais e internacionais tendem a aumentar os efeitos negativos sobre esta atividade.

Outra pesquisa do IBGE sobre produção industrial mensal, o Ceará mostrou forte contração na comparação entre o mês de abril e março do ano de 2020, de -33,9%. Já na relação entre abril de 2020 com abril de 2019, a queda foi ainda maior, atingindo -53,0%, sendo a pior retração desde o começo da série histórica divulgada pelo IBGE. A redução do volume da produção industrial no Ceará demonstra o forte impacto que a crise estabelecida pela pandemia de Covid-19 causou na indústria. Todos os dados destacados acima estão no novo número do Farol da Economia Cearense (02/2020) publicado (hoje) pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

A nova edição do Farol Economia Cearense, que já pode ser acessada no sítio do Ipece, está dividida em cinco partes e tem como autores a titular da Diretoria de Gestão Pública, Marília Firmiano, os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompiere Neto e Alexsandre Lira Cavalcante. E como colaboradores os assessores Técnicos Ana Cristina Lima Maia e Tiago Emanuel Gomes dos Santos, o estagiário Pedro Thiago Moreira Cabral e o analista de Políticas Públicas Daniel Suliano.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense Nº 02 / 2020.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509