Abastecimento de água nos domicílios cearenses é alvo de análise em estudo publicado pelo Ipece

28 de maio de 2020 - 15:21

Dos 72,4 milhões de domicílios particulares e permanentes no Brasil, 61,9 milhões (85,5%) tinham como principal fonte de abastecimento de água a rede geral de distribuição, em 2019, enquanto 10,5 milhões de domicílios a forma de abastecimento de água foi por poço, fonte ou nascente ou por outra forma. No Ceará, a cobertura pela rede geral (79,1%) é menor que a do Brasil (85,5%) e levemente menor que a do Nordeste (80,0%). Dos quase três milhões de domicílios cearenses, 620 mil não tiveram acesso a água adequada, ou seja, servida por rede geral de abastecimento (quase 20% dos domicílios). Os moradores desses domicílios pegaram água no poço, fonte ou nascente ou outro lugar fora de sua moradia.

Os dados estão no Enfoque Econômico (nº 219 – Maio/2020) – Principal fonte de abastecimento de água dos domicílios: Análise do Ceará de 2016 a 2019, elaborado pela Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O trabalho observa que abastecimento de água encanada domiciliar ajuda, entre outras coisas, na higiene e consequentemente na saúde do ser humano. Lembra que, em 31 de dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi alertada sobre vários casos de pneumonia na cidade de Wuhan, província de Hubei, na República Popular da China (primeiro alerta mundial). Posteriormente, a OMS e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) vêm prestando apoio técnico aos países, na preparação e resposta do surto do Covid-19. Dentre as medidas de prevenção o ato de lavar as mãos com água e sabão tem sido sem dúvida a principal medida.

O trabalho observa também que a Organização das Nações Unidas (ONU) já havia declarado que o acesso à água limpa e ao saneamento como um direito humano essencial para gozar plenamente a vida e todos os direitos humanos. Segundo os dados do governo Federal, mais de 17 mil pessoas no Brasil morreram por conta do Covid-19. A autora do estudo, Raquel da Silva Sales, assessora Técnica do Ipece, afirma que a intenção é analisar as informações divulgadas (dia 6 de maio) pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD -C) de 2019 do IBGE, fazendo a comparação do Ceará com o Brasil e o Nordeste, referente a fonte de abastecimento de água dos domicílios ditos particulares e permanentes.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 219 – Principal fonte de abastecimento de água dos domicílos: Análise do Ceará de 2016 a 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509