Violência contra a mulher é um fenômeno social, afirma analista de políticas públicas

13 de março de 2020 - 17:08

“A violência contra a mulher é um fenômeno social complexo que demanda políticas públicas intersetoriais de curto, médio e longo prazo”. É o que afirma o analista de Políticas Públicas Victor Hugo de Oliveira Silva, que integra a Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Autor do Enfoque econômico (Nº 214) – Violência Contra a Mulher no Ceará: Taxa de Mortalidade por Agressões Para os Anos de 2012 a 2018, ele mostra o crescimento das agressões e assassinatos de mulheres no Estado e garante que as delegacias especializadas no atendimento a mulher desempenham papel fundamental no enfrentamento a violência contra a mulher.

A elevação na taxa de mortalidade das mulheres no Estado – explica – tem várias causas, como, por exemplo, o “recrudescimento da violência doméstica em face da recente crise econômica e a maior  cooptação de mulheres pela criminalidade urbana”. Justamente por isso, Victor Hugo defende a necessidade de ampliação das delegacias especializadas e dos serviços prestados pela casa da Mulher Brasileira no Ceará, bem como a aplicação de políticas complementares com foco na educação dos mais jovens e na modificação das normas sociais vigentes, além da identificação e encaminhamento de mulheres expostas à violência doméstica por parte serviços de saúde pública.

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 214 – Violência contra a mulher no Ceará: Taxa de mortalidade por agressões para os anos de 2012 a 2018.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509