Nos últimos três anos, pauta de exportações cearenses apresenta intensa diversificação e reestruturação de produtos

10 de março de 2020 - 11:52

A pauta de exportações cearenses, entre 1997 e 2019, passou por intensa diversificação, especialmente nos últimos anos, na direção dos produtos de menor participação (na pauta) e uma forte reestruturação no grupo dos principais grupos de produtos exportados. As vendas cearenses foram lideradas pelas exportações do setor de Calçados, polainas e artefatos semelhantes; suas partes, que passaram a ocupar este posto até o ano de 2016, ou seja, por dezesseis anos. Porém, a partir de 2017 foram superadas pelas exportações de Ferro fundido, ferro e aço, que passou a ser o principal grupo de produtos exportados pelo Estado.

As exportações de ferro fundido, ferro e aço foram sobretudo para os Estados Unidos da América, México, Coréia do Sul, Itália e Turquia, revelando uma nítida mudança na estrutura da pauta de exportações cearenses por grandes grupos de produtos. A partir de 2017 até 2019, as exportações cearenses passaram a apresentar um padrão global de elevada concentração por setores, o que não era observado anteriormente. Isso ocorreu em resposta ao expressivo ganho de participação nas vendas de Ferro fundido, ferro e aço, que passou a registrar participação acima de 50%.

Com relação as importações também foi observado um aumento do número de setores participantes da pauta de importações cearenses, finalizando a série com 89 setores em 2019, revelando também um movimento de diversificação na direção dos setores com menor participação na pauta. Nos últimos três anos, as importações cearenses passaram a ter um padrão geral de concentração moderado, revelando uma mudança na estrutura da pauta, comparado aos anos iniciais da série que apresentavam um padrão geral desconcentrado. Os dados – e muitos outros – estão no Ipece Informe (Nº 174 – Março/2020 ) – Principais Mudanças Ocorridas no Comércio Exterior Cearense por Capítulos (SH2) Entre os Anos de 1997 e 2019, trabalho publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto  de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 174 – Principais Mudanças Ocorridas no Comércio Exterior Cearense por Capítulos (SH2) entre os Anos de 1997 a 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509