Nova edição do Farol da Economia Cearense mantém expectativas positivas para a economia estadual em 2020

9 de março de 2020 - 10:54

As expectativas para a economia cearense seguem positivas para 2020. A taxa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), projetada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), em janeiro, é 2,38%. O Estado encerrou o ano de 2019 com redução da taxa de desocupação, que caiu a patamar inferior ao nacional. Também em 2019, a participação das exportações do Ceará no Nordeste e no Brasil cresceu frente ao ano anterior. As boas notícias estão no novo número do Farol da Economia Cearense (Nº 01/2020) publicado, hoje (09), pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece, órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Além disso, segundo a titular da Digep, Marília Rodrigues Firmiano, o governo do Ceará tem cumprido o compromisso de manter o controle e o ajuste das contas públicas, e, diante disso, as ações para promoção do desenvolvimento socioeconômico sustentável têm a capacidade de atrair investimentos e gerar emprego e renda para os cearenses. “Justamente por esse motivo, o Ceará foi apontado como vice-líder em competitividade no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco, de acordo com levantamento da American Chamber of Commerce (AmCham), graças à saúde financeira estadual e do fortalecimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), além da posição geográfica privilegiada e da existência de centros de tecnologia”.

Dentre as muitas medidas recentes do Governo estadual, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico para os cearenses, está a instalação de um novo datacenter em Fortaleza para o fortalecimento do hub tecnológico do Ceará – ressalta.  Sobre as perspectivas para o Brasil, a Diretora da Digep observa que os  indicadores nacionais recentes apontam continuidade na recuperação gradual da economia brasileira, com a inflação subjacente bem comportada e expectativas de inflação ancoradas, em um ambiente externo relativamente favorável aos países emergentes, apesar do aumento das incertezas com o surto do novo coronavírus  (COVID-19). Caso o surto se prolongue ou intensifique, pode implicar na desaceleração adicional do crescimento global, e reforça a importância da continuidade das reformas e ajustes necessários à economia brasileira para a consolidação do processo de queda da taxa estrutural de juros.

A confiança dos empresários cresceu em janeiro, enquanto a confiança dos consumidores brasileiros experimentou recuo. Para o indicador de confiança dos consumidores cearenses, o resultado vem se mostrando positivo desde outubro do ano passado. Apesar da elevação nos níveis de incerteza econômica no Brasil no começo de 2020, a intenção de consumo dos brasileiros experimentou aumento em fevereiro tanto na série sem ajuste como na série ajustada sazonalmente, reforçando a tendência crescente que é exibida pelo indicador desde agosto de 2019.

O Farol Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em cinco partes, tem como autores a titular do Digep, Marília Rodrigues Firmiano; Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, Natália Carvalho Araújo, mestranda em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e de Bruno Maia, da célula de aliança público/privada da Seplag.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 01 / 2020.