Ipece leva ao governo de Alagoas experiência na produção de estimativas trimestrais do PIB

20 de fevereiro de 2020 - 14:44

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), atendo convite do governo de Alagoas, participou, na última sexta-feira (14), do Primeiro Workshop Estimativa Preliminar do Produto Interno Bruto (PIB). O evento, realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo alagoano, teve como objetivo principal promover uma discussão técnica sobre a produção de estimativas trimestrais para o PIB da economia local. O Ipece foi representado pelos analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri e Witalo Paiva, ambos da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec).

De acordo com Witalo Paiva, a iniciativa fez parte dos esforços do governo alagoano para fortalecer a produção das estimativas do PIB estadual no curto prazo. Ele adiante que o Ceará é um dos poucos estados brasileiros que possui uma estimativa trimestral para o desempenho da economia local. “As estimativas cearenses são produzidas pelo Ipece desde 2005, o que confere ao Instituto uma expertise reconhecida nacionalmente” – frisa.

O workshop, que foi realizado na sede da Seplag/AL, permitiu, de acordo com o analista de Políticas Públicas Nicolino Trompieri, “uma rica troca de experiências e discussões metodológicas relevantes para o aprimoramento das estimativas e dos procedimentos de cálculo”. A produção das estimativas para o produto interno bruto, isso em maior frequência do que aquela com a qual o IBGE disponibiliza as informações sobre o PIB dos estados, “é de especial relevância para gestão pública e para toda a sociedade”.

É através das estimativas – ressalta Trompieri – que se torna possível um acompanhamento de curto prazo e tempestivo do desempenho das economias locais. Numa realidade em que os números definitivos da economia só são conhecidos com uma defasagem de dois anos, as estimativas trimestrais são essências para a tomada de decisão.

O titular da Seplag de Alagoas, Fabrício Santos, conduziu os trabalhos do encontro, que contou com uma platéia numerosa e diversificada, com representantes de instituições do governo de Alagoas, academias e instituições de classe, como Federação da Indústria e Sindicato da Construção Civil, e integrantes do seu Grupo de Contas Regionais. Também participaram do evento representantes da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Governo da Bahia (SEI/BA). Assim como o Ipece, a instituição baiana produz estimativas trimestrais para o PIB do estado.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509