Estudo analisa concentração e desconcentração da pauta da exportação cearense entre 1997/2019

30 de janeiro de 2020 - 11:14

Com o objetivo de apresentar os possíveis fatores determinantes para o movimento de desconcentração e da retomada da concentração da pauta de exportações cearenses entre os anos de 1997 a 2019, o Instituto de Pesquisa de Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), acaba de publicar o Ipece Informe (nº 167 – janeiro/2020). A partir da análise realizada foi possível concluir que, tanto pela análise por faixa de participação como pela análise do índice global de concentração, a participação das vendas externas cearenses para os Estados Unidos se revelaram como o principal fator para o movimento de desconcentração e retomada da concentração das exportações estaduais por destino em todo o período analisado.

De acordo com a assessora Técnica do Diec/Ipece Ana Cristina Lima Maia, uma das autoras do trabalho, a diversificação por destino afetou muito pouco na mudança do padrão de concentração das exportações cearenses entre 1997 a 2019. O principal fator determinante recaiu principalmente sobre as mudanças de participação individual ocorrida dentro do grupo dos cinco, dez e quinze principais destinos, especialmente no primeiro grupo. “Ou seja, o que é relevante para a explicação da dinâmica da concentração das exportações cearense por destino são os movimentos de diversificação ocorridos dentro do grupo dos principais países participantes da pauta” – observa.

Ela explica, no entanto, que pouco adianta a diversificação, em termos de aumento da quantidade de novos países, para a explicação do padrão de concentração das exportações cearenses, pois o que realmente importa é a conquista de novos e relevantes mercados para as vendas estaduais, o que tornaria o estado menos vulnerável às alterações nas negociações em relação a algum país específico. Nos últimos anos, o Ceará retornou o padrão de concentração observado há 17 anos, provocado pela concentração das vendas em único produto, cujo destino principal são os Estados Unidos da América.

Ela acredita que, após a entrada em vigor do Acordo Mercosul-União Europeia, que tem como base o diálogo político, a cooperação e o livre-comércio entre os dois blocos, bem como as novas parcerias a serem firmadas com alguns outros países da Ásia, a pauta de exportações cearenses volte a apresentar um novo movimento de desconcentração por destino com a entrada de novos e importantes parceiros comerciais. Ela conclui afirmando que a diversificação é importante, pois abre uma janela de oportunidades para novos negócios. Porém – ressalta -, há a necessidade de expandir o volume de transações com esses novos destinos, daí a necessidade de políticas que promovam e divulguem a gama de produtos exportados pelo estado do Ceará.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 167 – Fatores Determinantes do Movimento de Desconcentração e da Retomada da Concentração na Pauta de Exportações Cearenses por Destinos no Período de 1997 a 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509