Ipece lança sétima edição do livro Indicadores Econômicos do Ceará

23 de janeiro de 2020 - 14:24

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, acaba de publicar, por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), o livro Indicadores Econômicos do Ceará 2019. A obra, em sua sétima edição, aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2014/2017, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade pelo Instituto. Inclusive, o trabalho faz uma análise do período de entrada na crise e a retomada do crescimento econômico.

A publicação traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos (agricultura, serviços e indústria), além de análise sobre as contas regionais, o mercado de trabalho e o comércio exterior. O livro tem como autores Rogério Barbosa Soares, que aborda Panorama Econômico Nacional: Nicolino Trompieri Neto  (Contas Regionais); Ana Cristina Lima Maia  (Agronegócio e Comércio Exterior); José Freire Júnior (Comércio Exterior); Witalo de Lima Paiva (Indústria de Transformação); Daniel Cirilo Suliano (Estrutura Produtiva do Setor de Serviços e Mercado de Trabalho); Alexsandre Lira Cavalcante(Estrutura Produtiva do Setor de Comércio), e Paulo Araújo Pontes (Situação Fiscal do Ceará).

De acordo com o professor João Mário França, diretor Geral do Ipece, “o livro Indicadores Econômicos do Ceará 2019 permite uma avaliação de curto e médio prazo para a economia cearense a partir dos indicadores selecionados”. Análises detalhadas são realizadas para cada um dos setores e áreas abordadas. “Com mais esta obra, dedicada à sociedade cearense, o Ipece cumpre sua missão contribuindo para uma correta leitura da realidade estadual e para um melhor conhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos e dos  obstáculos que ainda desafiam o Ceará em sua trajetória de desenvolvimento” – afirma João Mário.

Os dados utilizados são, em sua maior parte, originários de fontes oficiais, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Ministério do Trabalho (MTb), dentre outras que serão apresentadas ao longo do texto. O livro é composto por 99 páginas e em breve vai ser disponibilizado em versão digital na página do Ipece.

Clique aqui e acesse o livro Indicadores Econômicos do Ceará 2019.