PIB do Ceará cresce 1,87% no 3º trimestre de 2019, bem acima do desempenho nacional, de 1,2%

27 de dezembro de 2019 - 15:30

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, no terceiro trimestre de 2019, fechou com crescimento de 1,87% em relação a igual período de 2018. Na comparação com o segundo trimestre de 2019, a elevação foi de 1,28%. No acumulado no ano (três trimestres) chegou a 1,51% e nos últimos quatro últimos trimestres totaliza 1,48%. Os bons números da economia cearense são superiores aos registrados no Brasil, na mesma relação, de 1,2%; 0,6%; 1% e 1%, respectivamente. A previsão de crescimento da economia cearense para 2019 é de 1,59%, superior a estimativa para a economia brasileira, que é de 1,12%. Já para 2020, o PIB do Ceará deve atingir 2,38%. Os dados do PIB do Estado – inclusive por setores – acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Na manhã de hoje (27), o governador Camilo Santana adiantou, em entrevista concedida a uma televisão local, os principais números do PIB cearense, detalhados posteriormente pelos analistas de Políticas Públicas em coletiva no Ipece.

Dos três setores que compõem o PIB – Agropecuária, Indústria e Serviços – o primeiro apresentou crescimento de 6,66% no terceiro trimestre de 2019 em relação a igual período do ano anterior, quando fechou em 18,64% (isso pelo valor adicionado, que é a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades). Portanto, a agropecuária – mesmo levando em consideração que é, dentre os três setores, o que tem menor peso no cálculo do PIB – apresentou melhor desempenho, contribuindo em muito para a elevação do Índice. O resultado, inclusive, também superou o nacional, de 2,1% no terceiro trimestre de 2019. O setor agropecuário do Estado, no acumulado dos últimos quatro trimestres, atingiu 7,87% e no ano 4,51%.

A Indústria, no terceiro trimestre de 2019 em comparação com igual período 2018, apresentou índice de crescimento de 3,7%. Se comparado ao 2º trimestre de 2019, a alta foi de 3,77%. No ano, ou seja, nos três trimestres, o acumulado atinge 1,43% e nos últimos quatro trimestres, -0,21%. O resultado da indústria no terceiro trimestre é o segundo positivo de 2019, uma vez que, no primeiro trimestre, o índice foi negativo: – 3,08%. Dos quatro segmentos que compõem a Indústria, duas apresentaram evolução: Eletricidade, Gás e Água (SIUP), com alta de 12,12% no terceiro trimestre de 2019, e Construção Civil, com incremento de 4,34% no terceiro trimestre de 2019 em relação ao terceiro trimestre do ano passado, enquanto que o acumulado no ano atinge 3,23% e nos quatro trimestres, 2%. O segmento de Transformação ficou com índice negativo no terceiro trimestre deste ano: 0,27%, e a Extrativa mineral com -4,56%.

Já o setor Serviços ficou, no terceiro trimestre de 2019, em terceiro lugar, com alta de 1,2% em relação a igual período de 2018. No acumulado de 2019, a elevação é de 1,33% e no acumulado dos quatro trimestres totaliza 1,39%. Dentre os seis segmentos que compõem o Serviços, o melhor resultado foi do Comércio, com crescimento de 2,77% no terceiro trimestre de 2019 em relação a igual período de 2018. Depois vem Intermediação Financeira, com 1,98%, seguido por Transportes, com 0,98%, e Alojamento e Alimentação, com 0,79%. Dois apresentaram índices negativos: Administração Pública, com -0,30%, e Outros Serviços, com -1,68%.

ÍNDICE

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

CONJUNTURA

Além do PIB, o Instituto também disponibiliza hoje um novo número do Ipece/Conjuntura – Boletim da Conjuntura Econômica Cearense (3º Trimestre de 2019), onde são apresentadas análises do cenário econômico internacional e nacional, os quais servem para fundamentar a reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. O Boletim contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. O Mercado de Trabalho tem como base a PNAD contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho (MTb). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outros dois temas também contemplados no documento.

Clique aqui e acesse o 3º PIB Trimestral do Ceará 2019 – apresentação.

Clique aqui e acesse o Ipece Conjuntura Vol. 8 – Nº 03 – 2019.