Nova edição do Farol da Economia Cearense é lançada pelo Ipece

20 de dezembro de 2019 - 10:48

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), acaba de lançar, por intermédio da Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), uma nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 07/2019). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará. O novo Farol já pode ser acessado no www.ipece.ce.gov.br.

De acordo com o documento, a retomada gradual do crescimento da economia parece adquirir mais consistência com a queda na taxa de juros e retomada do crédito privado como cenário alternativo às aplicações de renda fixa, assim como com a liberação dos valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e com a continuidade nas agendas das reformas fiscais. Em novembro, a incerteza da economia nacional recuou -6,0 pp (ponto percentual) impulsionada pela redução das tensões políticas internas e a percepção favorável do desempenho atual da economia nacional. No Ceará, o cenário de confiança do consumidor exibido em novembro é mais positivo que o nacional, com aumento da confiança e intenção de compra.

De acordo com a diretora de Estudos de Gestão pública (Digep), Marília Rodrigues Firmiano, no que se refere a análise setorial,  a trajetória da indústria em setembro, Brasil e Ceará apresentaram expansão mensal na Produção Industrial, mas, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Brasil avançou, enquanto o Ceará apresentou estabilidade entre anos. Quanto ao comércio, no Varejo Comum, o Brasil registrou melhora ao se observar o mesmo período do ano anterior, enquanto o Estado teve deterioração em setembro. Já no Varejo Ampliado, houve crescimento no mês frente ao mesmo período do ano anterior para Brasil e Ceará. Por fim, quanto ao setor de serviços, os resultados foram positivos tanto para o Ceará quanto para o Brasil em setembro, tanto na comparação com agosto, como na comparação com setembro do ano passado.

O Ceará, no que diz respeito ao mercado de trabalho, apresentou saldo positivo em empregos celetistas em outubro, mas perdeu 3.000 vagas em relação ao resultado do mês anterior. Já na comparação com outubro de 2018, a perda foi menor, de aproximadamente 800 vagas no saldo de empregos do Estado. Em outubro de 2019, na série sem ajuste, o Ceará com 3.496 vagas registrou a segunda melhor posição do Nordeste e a sétima do país em saldo de empregos celetistas. Brasil e Ceará seguem apresentando, em 2019, no saldo acumulado de empregos celetistas (janeiro a outubro), uma considerável melhora quando comparado ao mesmo período de 2017.

O Farol Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em seis partes, também tem como autores Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep,  Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno maia, da célula de aliança público/privada da Seplag.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 07 / 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509