Seminário do BID propicia compartilhamento de experiências bem sucedidas de avaliação e monitoramento de políticas públicas

5 de dezembro de 2019 - 13:32

“O evento foi extremamente importante, pois possibilitou o compartilhamento de experiências bem sucedidas na agenda de avaliação e monitoramento de políticas públicas de quase todos os países da América Latina”. A avaliação é do professor João Mario Santos de França, diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), sobre o XII Seminário Internacional da Rede de Gestão de Resultados em Governos Subnacionais da América Latina e Caribe. O evento foi organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com o governo de Minas Gerais, e reuniu representantes de diversos países.

Ele também destacou como profícua a interação que o Ipece fez com outros órgãos afins, como a Fundação João Pinheiro, na pessoa de seu presidente, Helger Lopes; o Instituto Jones dos Santos Neves, representado pelo diretor Pablo Lira, e André Portela, diretor do Clear/FGV, entidade com a qual o Ipece tem acordo de cooperação. João Mário, inclusive, adiantou que, na próxima semana, já está agendado uma reunião com André Portela, oportunidade na qual vão ser debatidas parcerias para 2020. A comitiva do Governo do Ceará que participou do Seminário, que aconteceu de 02 a 04 de dezembro, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi formada por gestores da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e do Ipece.

Para o secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, Flávio Ataliba, no evento foram apresentadas relevantes discussões sobre monitoramento de ações públicas, construção de indicadores e gestão por resultados. “Essa agenda foi importantíssima, já que hoje o estado brasileiro precisa ser mais eficiente. Essa rede da América Latina envolve vários países, incluindo o Brasil, e o Ceará esteve presente nessa discussão, aperfeiçoando cada vez mais as suas políticas de avaliação e também a gestão por resultados que já funciona no Estado” – observou.

Para Avilton Júnior, titular da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPLOG) – área responsável por implantar o modelo de gestão para resultados no Ceará, o seminário foi uma excelente oportunidade para trocar experiências e conhecer os exemplos de outros países. “Estamos montando uma rede brasileira em que o Estado do Ceará está sendo um dos protagonistas. O evento foi o momento de conhecer essas experiências e fazer essa captação de contatos, de formas de se conectar ainda mais não só dentro do nosso Estado, mas fora do País”. A programação do evento incluiu vários temas, como os cinco pilares da gestão de resultados para o desenvolvimento sustentável, avanços recentes no nível subnacional e nacional na implementação do orçamento baseado em resultados, eficiência na gestão do investimento público descentralizado em governos subnacionais e gerenciamento de programas e projetos.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509