Confiança do consumidor cearense na economia cresce em outubro e aumenta intenção de compra

26 de novembro de 2019 - 15:08

Em outubro deste ano a incerteza da economia nacional recuou -5,8 pontos, impulsionada pela aprovação da Reforma da Previdência no Senado, assim como aconteceu em julho, com a aprovação da mesma Reforma em primeiro turno na Câmara Federal. No mesmo mês, a intenção de consumo das famílias brasileiras aumentou, enquanto a confiança do consumidor brasileiro apresentou leve recuo. No Ceará, o cenário de confiança do consumidor foi mais positivo que o nacional, com elevação da confiança e intenção de compra.

No entanto, a elevação da confiança e a intenção de compra ainda estão em níveis bem inferiores aos observados nos primeiros meses pós-eleições de 2018. As constatações estão na nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 06/2019) publicada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

Quanto à análise setorial, observando a trajetória da indústria em agosto, Brasil e Ceará apresentaram expansão na Produção Industrial. Porém, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o Estado avançou, enquanto o Brasil exibiu resultados negativos. Quanto ao setor de serviços, os resultados foram negativos tanto para o Ceará quanto para o Brasil em agosto, tanto na comparação com julho, como na comparação com agosto de 2018. Com relação ao mercado de trabalho, o Ceará apresentou saldo positivo em empregos celetistas em setembro, com ganho de 1.700 vagas em relação ao mês anterior. Em setembro de 2019, na série sem ajuste, o Ceará, com 6.323 vagas, apresentou a terceira melhor posição do Nordeste e a sétima do país em saldo de empregos celetistas.

O Farol da Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em seis partes, tem como autores Marília Rodrigues Firmiano, titular da Digep,  os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e os assessores Técnicos Aprígio Botelho Lócio e Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno Maia, da célula de aliança Público/Privada da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 06 / 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509