João Mário aborda pobreza e desigualdade em curso realizado pelo Ipece com o apoio da SEPLAG e Escola de Gestão Pública

30 de outubro de 2019 - 11:47

“Evidências Empíricas sobre Pobreza e Desigualdade no Brasil e no Ceará” foi o tema abordado, na manhã de hoje (30), pelo diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário Santos de França, no segundo módulo do curso Avaliação de Programas Sociais promovido pelo Instituto, com o apoio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). O curso, iniciado ontem e que prossegue até 1º de novembro (sexta), foi aberto com a palestra Relação entre pobreza, Desigualdade e Crescimento, ministrada pelo professor Flávio Ataliba, secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, em parceria com o professor Carlos Manso.

Também na manhã de hoje outro tema – Nova Geração de Políticas Públicas para a Superação da Pobreza – foi alvo de palestra, desta vez por Patrício Vergara, pesquisador visitante da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) no Ipece. O curso é direcionado aos gestores e técnicos do Poder Executivo estadual que atuam em políticas sociais. A capacitação tem o objetivo de apresentar conceitos e medidas de pobreza e desigualdade e discute exemplos e estratégias de monitoramento e de avaliação de programas. O evento está sendo realizado na Sala Multiuso da EGPCE (Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba).

O curso prossegue amanhã com dois temas: Monitoramento de Programas Sociais, que vai ser abordado por Marília Firmiano, diretora de Gestão Pública do Instituto e coordenadora do Centro de Análise de Dados e avaliação de Políticas Públicas (Capp/Ipece), e Avaliação Executiva, que será ministrado por Vitor Miro Couto e Silva, pesquisador da Funcap no Capp/Ipece e professor da pós-graduação em Economia Rural (Maer/UFC). Ele também falará, na sexta-feira, sobre Avaliação de Impacto. Dentre os muitos temas, o curso aborda os principais indicadores de pobreza e desigualdade social, fundamentais referências para a avaliação dos programas sociais.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509