Análise aponta para aceleração da economia nos últimos meses de 2019

15 de outubro de 2019 - 11:59

A incerteza da economia nacional voltou a crescer em setembro, assim como aconteceu em agosto, praticamente anulando o efeito da aprovação, em primeiro turno, da Reforma da Previdência em julho. Mesmo assim, a intenção de consumo e a confiança do consumidor brasileiro cresceram em setembro. Os indicadores de atividade econômica mostram que o Brasil retomou o processo de recuperação gradual da economia. A inflação em níveis confortáveis, o estímulo com a queda na taxa de juros, com a liberação dos recursos FGTS e do Pis/Pasep e a continuidade das reformas fiscais, como a da Previdência, aprovada em primeiro turno no Senado no início deste mês, devem contribuir para a aceleração do crescimento nos últimos meses de 2019.

A análise com boa perspectiva para o final deste ano está na nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 05/2019), elaborada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag). O trabalho disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

O Farol Economia Cearense, que nesta edição está dividido em seis partes, tem como autores Marília Rodrigues Firmiano, diretora da Digep, Aprígio Botelho Lócio, assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico do Digep, Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno Maia, da célula de aliança público/privada da Seplag.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 05 / 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509