Ipece desenvolve nova versão do sistema Ceará em Mapas Interativo

3 de outubro de 2019 - 15:27

Novo Texto para Discussão mostra aplicações do sistema Ceará em Mapas Interativo como subsídio ao planejamento e a gestão territorial em âmbito estadual e municipal. Destaca-se que o referido sistema teve sua versão atualizada este ano, possibilitando agora a consulta a dados georreferenciados inéditos sobre aspectos socioeconômicos e geográficos do Ceará, assim como imagens de satélite de alta resolução espacial.

Por meio dos dados georreferenciados disponíveis no sistema pode-se avançar na gestão territorial, uma vez que o conhecimento e informações sobre o lugar aumentam o número de acertos na tomada de decisão e no planejamento de políticas públicas voltadas para a melhora da qualidade de vida da população cearense.

Ressalta-se que o sistema foi lançado em sua primeira versão em 2009. Hoje a nova versão contempla a disponibilização de diversas informações socioeconômicas e geográficas do Ceará, bem como a possibilidade de consulta e análise aos dados georreferenciados de forma interativa.

Nessa conjuntura, cita-se que a análise de dados georreferenciados sobre as características físico-ambientais do território, do uso e ocupação do solo e dos aspectos socioeconômicos correlacionados, todos passíveis de consulta e manipulação em sistemas informatizados de forma integrada, possibilita a criação de elementos que auxiliem a tomada de decisão no intuito de se alcançar uma melhor gestão do espaço, a partir da análise de suas características físicas, sociais e econômicas.

O Ceará em Mapas Interativo pode ser acessado por meio do link http://mapas.ipece.ce.gov.br.

Clique aqui e acesse o Texto para Discussão Nº 129 – Sistema Ceará em Mapas Interativo: Subsídios para o Planejamento e Gestão Territorial.