Estimativa do IPECE para o crescimento da economia cearense em 2019 se mantém em 1,34%

1 de outubro de 2019 - 11:11

Em 2019, caso previsão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) se confirme, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) cearense deve fechar em 1,34%. O percentual é o mesmo da última previsão divulgada em junho e se mantém superior à projeção para a economia brasileira, de 0,87%. A expectativa para a taxa está na publicação Previsão para o PIB Cearense (setembro de 2019), que acaba de ser disponibilizada pelo Instituto.

De acordo com o Witalo Paiva, analista de Políticas Públicas do Ipece, apesar da tendência de queda verificada na previsão nacional, a previsão para o crescimento da economia cearense, se manteve estável. Ele chama atenção para o fato do Ipece realizar, a cada trimestre, atualizações de projeções para o PIB, o que melhora consideravelmente o ambiente para formação de expectativas quanto à economia local, além de tornar a comunicação mais clara com a sociedade. “As previsões apresentadas se baseiam em estimativas obtidas a partir da utilização de diferentes modelos matemáticos e econométricos aplicados à economia cearense. Ele explica que os modelos consideram um cenário de referência com projeções relativas a 2019 para a economia nacional, para os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego” – observa.

O documento Previsão para o PIB Cearense tem como autores os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri (coordenação); José Freire Júnior, Witalo Paiva e Alexsandre Lira e a assessora Técnica Cristina Lima, todos da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular Adriano Sarquis.

Clique aqui e acesse a Previsão para o PIB Cearense – Setembro / 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509