Produtividade por pessoa ocupada apresenta melhora no mercado de trabalho cearense ao contrário da tendência nacional

24 de setembro de 2019 - 13:24

A produtividade agregada por pessoal ocupado da economia cearense registrou queda acumulada em quatro trimestres de 1,58 por cento até o segundo trimestre de 2019 , bem inferior a queda registrada no primeiro trimestre de 2019 (-2,76%), apresentando, ao contrário do país, uma leve melhora da produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense também no curtíssimo prazo. É o que revela o Boletim da Produtividade Cearense (2019 – 2º trimestre) publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

O autor do trabalho, Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas do Ipece, afirma que a queda na produtividade agregada por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense até o segundo trimestre de 2019 foi ainda resultado de um crescimento médio em quatro trimestres da produção ter sido inferior ao crescimento médio também em quatro trimestres do estoque de pessoas ocupadas. Todavia, a melhora observada no segundo trimestre comparada ao primeiro trimestre de 2019, deve-se ao fato de que a produção cresceu, em média, num ritmo maior e as novas contratações num ritmo menor.

Para ele, a explicação para o resultado apresentado recai sobre a dinâmica da produtividade de cada setor, o que pode ser constatado pelos movimentos ocorridos na produção e no ritmo de contratações de pessoal ocupado. No mercado de trabalho cearense apenas o setor da agropecuária apresentou crescimento na produtividade por pessoal ocupado, enquanto no nacional todos os três setores apresentaram queda no segundo trimestre de 2019.

Já a produtividade agregada por pessoal ocupado da economia brasileira registrou queda acumulada, em quatro trimestres, de 0,76 por cento até o segundo trimestre de 2019, levemente superior à queda verificada no primeiro trimestre de 2019 (-0,41 por cento, revelando uma piora na produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho nacional no curtíssimo prazo).

Clique aqui e acesse o Boletim da Produtividade Cearense – 2º Trimestre/2019.