Produtividade por pessoa ocupada cai na economia cearense seguindo tendência nacional

12 de setembro de 2019 - 15:38

A produtividade agregada por pessoal ocupado da economia cearense registrou queda acumulada em quatro trimestres de 2,94 por cento até o primeiro trimestre de 2019, levemente superior à involução verificada no quarto trimestre de 2018 (-2,91 por cento), apresentando também uma piora na produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense também no curtíssimo prazo. É o que revela o Boletim da Produtividade Cearense (2019 – 1º trimestre) publicado pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado á Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará.

O autor do trabalho, Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas do Ipece, afirma que a queda na produtividade estadual fica mais evidente quando se compara com a alta acumulada em quatro meses observada no primeiro trimestre de 2018 (+1,18 por cento), revelando que o movimento de deterioração da produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense ocorreu de modo acelerado. “Diante o exposto é possível notar que a produtividade agregada por pessoal ocupado no mercado de trabalho cearense apresentou uma piora bem mais expressiva das condições de produção a curto prazo até o primeiro trimestre de 2019, dado que a produção agregada do estado cresceu bem menor que o crescimento no ritmo de contratações” – observa.

Para ele, a explicação para o resultado apresentado recai sobre a dinâmica da produtividade de cada setor, o que pode ser constatado pelos movimentos ocorridos na produção e no ritmo de contratações de pessoal ocupado. No mercado de trabalho cearense todos os três setores apresentaram queda na produtividade por pessoal ocupado, enquanto no nacional apenas o setor de serviços esboçou tal comportamento no primeiro trimestre de 2019 comparado a igual período de 2018. O Analista de Políticas Públicas destaca que a produtividade nacional também retrocedeu, mas num ritmo bem menos intenso no mesmo período, resultando num movimento de afastamento do nível de produtividade estadual da média nacional no período mais recente.

Já a produtividade agregada por pessoal ocupado da economia brasileira registrou queda acumulada, em quatro trimestres, de 0,41 por cento até o primeiro trimestre de 2019, levemente superior à queda verificada no quarto trimestre de 2018 (-0,33 por cento, revelando uma piora na produtividade por pessoal ocupado no mercado de trabalho nacional no curtíssimo prazo). “A situação de piora da produtividade por pessoal ocupado nacional fica ainda mais explicita quando se compara com a queda acumulada em quatro meses observada no primeiro trimestre de 2018, de apenas -0,08 por cento” – conclui Alexsandre Lira.

Clique aqui e acesse o  Boletim da Produtividade Cearense – 1º Trimestre/2019.