Estado vive momento promissor de acordo com análise do Farol da Economia Cearense

10 de setembro de 2019 - 15:22

O Ceará segue na liderança de investimentos públicos no Brasil. Em julho e agosto, a parceria entre o Estado e o Banco Mundial mais uma vez deu frutos, com a divulgação de dois planos de investimentos para o setor agrícola e para a gestão de recursos hídricos. Com a responsabilidade fiscal sempre mantida pelo Ceará, as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável têm a capacidade de atrair investimentos externos e internos, assim como de gerar emprego e renda, promovendo a inclusão social e o crescimento econômico. É um momento promissor para o Ceará. A análise está na nova edição do Farol da Economia Cearense (nº 04/2019), elaborada pela Diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), que acaba de ser publicada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Marília Rodrigues Firmiano, titular da Digep e uma das autoras do trabalho, afirma que, quanto a análise setorial, observando a trajetória da indústria cearense em junho, o Ceará continua com desempenho superior ao do Brasil, apesar de que, nos últimos meses, as trajetórias do estado e do país parecem estar se aproximando. Em relação ao comércio, no Varejo Comum, tanto o país como o estado perceberam queda nos resultados, enquanto que no Ampliado houve crescimento no mês. No tocante ao setor de serviços, o Ceará apresentou variações positivas, em junho, tanto na comparação com maio de 2019, como na comparação com junho de 2018, enquanto o Brasil apresentou recuo nas mesmas bases comparativas.

O estudo, ao analisar o mercado de trabalho, ressalta que o Ceará apresentou saldo positivo em empregos celetistas em julho, com ganho de 890 vagas em relação ao mês anterior. Na comparação com julho de 2018, houve ganho de 43 vagas no estado, enquanto o Brasil apresentou redução de saldo nesta base comparativa. Brasil e Ceará registraram, em 2019, no saldo acumulado de empregos celetistas de janeiro a julho, uma considerável melhora quando comparado ao mesmo período de 2017, mas, em relação a igual período de 2018, houve deterioração no quadro de empregos. Tudo isso ocorre – frisa – no momento que o Brasil vivencia um momento de retomada gradual do processo de recuperação da economia nacional, conforme destacado pelo Comitê de Política Monetária (Copom).

De acordo com o trabalho, o cenário externo se mostra benigno para países emergentes com mudanças nas políticas monetárias das principais economias do mundo, com potencial de valorização de ativos dos emergentes, impulsionada pela ampliação da liquidez global, o que abriu espaço para a redução da taxa básica de juros brasileira, gerando incentivo para a demanda interna. É esperada aceleração no crescimento do PIB, a inflação projetada segue em níveis confortáveis e a continuidade nas reformas e ajustes a serem implementados devem melhorar as expectativas de consumidores, empresários e investidores.

O Farol Economia Cearense, que, nesta edição, está dividido em sete partes, também tem como autores Aprígio Botelho Lócio, Assessor Técnico; os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e a assessora Técnica Ana Cristina Lima Maia. A edição contou também com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico da Digep,  Natália Carvalho Araújo, bolsista da Funcap/Capp, e de Bruno Maia, da Célula de Aliança Público/Privada da Seplag. O Farol disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 04 / 2019.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509