Trabalho analisa distribuição de recursos entre municípios cearenses

29 de agosto de 2019 - 14:32

“Desigualdade entre os municípios cearenses: uma breve análise da distribuição de recursos entre os municípios” é o título do Ipece/Informe (nº158) – Agosto de 2019, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará. O trabalho constata que, ao observar a concentração das receitas correntes, que são a principal fonte de recursos para o financiamento de políticas públicas, os municípios cearenses possuem disponibilidade de recursos per capita bastante similar e que são distribuídos de maneira mais ou menos uniforme.

De acordo com o analista de Políticas Públicas do Ipece Paulo Araújo Pontes, autor do trabalho, as receitas que dependem da base econômica do município possuem maior grau de concentração, sendo ela maior quando se consideram as receitas tributárias. “Esse fato tanto pode estar refletindo a concentração da atividade econômica em poucos municípios cearenses, como também menor esforço de arrecadação dos menores municípios cearenses” – ressalta. Já com relação as transferências, os resultados encontrados permitem concluir que elas constituem um importante mecanismo para a redistribuição de recursos, contribuindo para a baixa concentração das receitas correntes entre os municípios cearenses.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 158 – Desigualdade Entre os Municípios Cearenses: Uma Breve Análise da Distribuição de Recursos Entre os Municípios.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509