Ematerce realiza reunião de avaliação do Centro de Dados e Políticas Públicas

26 de julho de 2019 - 15:48

Em reunião no Centro Gerencial da Ematerce, na manhã desta quarta-feira (24), foi realizada a avaliação executiva, que visa fornecer um retrato do desempenho de um programa em várias áreas importantes, de programas e projetos que já estão em andamento como o Projeto Agente Rural.

A Apresentação de Avaliação Executiva foi composto por parte da equipe do CAPP/IPECE (Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará, formada pelos professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) Vitor Hugo Silva, Guaracyane Lima Campelo, Natália Cecília de França e Marília Rodrigues Firmiano, gerente do CAPP e diretora de Estudos de Gestão Pública do IPECE.

O Projeto Agente Rural foi elencado como um dos projetos a ser trabalhado pelos avaliadores do Ipece, que buscam estudar estratégias de combate a pobreza no Ceará, avaliando projetos financiados pelo fundo de combate à pobreza – FECOP e de grande impacto social/econômico para o Estado.

A meta física prevista no Projeto é de formar 525 Agentes Rurais nos aspectos tecnológicos, gerenciais e organizacionais das atividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas pelos agricultores familiares e prestar Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 42.000 agricultores familiares, beneficiando um total de 173.040 pessoas.

Execução

De janeiro a julho de 2019, o projeto já executou a capacitação de 414 agentes rurais em serviço nos aspectos tecnológicos, gerenciais e organizacionais das atividades agrícolas e não agrícolas desenvolvidas pelos agricultores familiares, atingindo a 78,85% do programado.

Foi prestada Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) a 31.811 agricultores familiares beneficiando um total de 131.061 pessoas, alcançando a meta programada em 75,74%.

Agente Rural

O Agente Rural é o maior programa de atuação da Ematerce e conta com um financiamento para 2019 de R$ 10milhões para custear bolsas aos agentes rurais. Atualmente, o programa conta com 378 bolsistas e a meta é capacitar 525.

Participaram da reunião o presidente da Emartece Antônio Amorim, o diretor técnico Itamar Lemos, o assessor de Gabinete Bartolomeu Cavalcante, o técnico de Planejamento Itamar Teixeir  e José Carvalho Maia Sobrinho, técnico administrativo da Assessoria da Diretoria Administrativa Financeira – Asdaf/Ematerce.Durante o encontro, também foram apresentados dados do Relatório Semestral do Fecop (Fundo Estadual de Combate à Pobreza) e mais detalhes do projeto técnico executivo do Agente Rural.

fotos: Edilmo Gurgel

Fonte: EMATERCE – [https://www.ematerce.ce.gov.br/2019/07/25/ematerce-realiza-reuniao-de-avaliacao-do-centro-de-dados-e-politicas-publicas/]