Ipece e Etene/BNB tem encontro objetivando assinatura de convênio de cooperação técnica

2 de julho de 2019 - 15:15

Com o objetivo de estreitar relacionamento entre técnicos e dirigentes, o diretor Geral do Ipece, João Mário Santos de França, e o analista de Políticas Públicas do Instituto Nicolino Trompieri receberam, na manhã de hoje (02), o economista Chefe do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene/BNB), Luís Alberto Esteves, que estava acompanhado de Airton Saboya, Tibério Romão, Bruno Gabai, Marcos Falcão Gonçalves e José Wandemberg Rodrigues, todos do Etene.

João Mário afirmou que uma maior aproximação entre os dois órgãos (Ipece/Etene-BNB), como a que já é realizada com as academias (universidades) – via Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) – é de suma importância, pois vai gerar novos trabalhos e beneficiar o Ceará, assim como os demais Estados onde o Banco do Nordeste atua, diminuindo as desigualdades existentes entre as regiões do País. “Queremos uma interação com o Banco do Nordeste, através do Etene, que tem um quadro relevante de funcionários. Isso, com certeza, resultará em uma parceria que vai gerar frutos na área de pesquisa , estudos e dados. Existe um potencial muito grande  na área de política regional  e queremos uma interação cada vez maior” – frisou.

O economista Chefe do Etene, Luís Esteves, coaduna com o posicionamento de João Mário ao afirmar que aproximação entre as áreas técnicas dos dois órgão é estratégica e pode ser um piloto para que o mesmo aconteça entre o Etene/BNB com os demais Estados onde atua a Instituição bancária regional. A cooperação – observa – com certeza vai melhorar a produtividade dos dois órgãos na geração de conhecimento. “O Ipece tem um trabalho excelente reconhecido no Brasil inteiro e nós queremos e defendemos essa aproximação, essa parceria, que vai melhorar a análise dos dados estaduais, proporcionando informações estratégicas de qualidade” – ressaltou.