Estimativa do PIB do Ceará em 2019 segue tendência de queda da taxa nacional e hoje está em 1,34%

28 de junho de 2019 - 10:33

Em 2019, caso a nova previsão do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) se confirme, o Produto Interno Bruto (PIB) cearense deve fechar em 1,34%, abaixo da primeira estimativa do ano, em março, de 2%, bem como em relação a de dezembro de 2018, de 2,5%. A queda na estimativa da taxa de crescimento da economia do Ceará segue a mesma tendência da previsão PIB nacional, que era de 2,55% (dezembro de 2018), passou para 2,01% em março e agora é de 1%, segundo o Boletim Focus do Banco Central. A expectativa para a taxa está na publicação Previsão para o PIB Cearense (junho de 2019), que acaba de ser disponibilizada pelo Ipece.

De acordo com o Witalo Paiva, analista de Políticas Públicas do Ipece, apesar de seguir a tendência de queda verificada na previsão nacional, o PIB cearense, fechando em 1,34% este ano, vai superar a estimativa nacional. Ele chama atenção para o fato do Ipece realizar, a cada trimestre, atualizações de projeções para o PIB, o que evita qualquer especulação sobre o índice. “As previsões apresentadas se baseiam nas estimativas obtidas a partir da utilização de diferentes modelos matemáticos e econométricos aplicados a economia cearense.      Ele explica que os modelos consideram um cenário de referência com projeções relativas a 2019 para a economia nacional, os grandes setores da economia e outras variáveis, como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a inflação e a taxa de desemprego”- observa.

Para a produção das projeções do PIB do Ceará – afirma o Analista de Políticas Públicas – são utilizados três modelos: o primeiro aplica uma metodologia clássica adotada em séries de tempo, composta por variáveis endógenas, como a Taxa de Crescimento do PIB do Ceará, Taxa de Crescimento do PIB do Brasil, Taxa de Desemprego no Ceará e a Taxa de Juros Selic; o segundo adota uma abordagem híbrida, combinando o modelo que captura diferentes cenários para variáveis econômicas relevantes, como IPCA, Taxa de Juros Selic, Taxa de Crescimento do Valor Adicionado dos Grandes Setores (Agropecuária, Indústria e Serviços), Taxa de Crescimento do PIB do Brasil, entre outras. Já terceiro é um modelo matemático derivado do sistema de cálculo do PIB Trimestral desenvolvido e utilizado pelo IPECE na produção das estimativas trimestrais para o PIB estadual. O modelo matemático permite a análise de diversos cenários para o crescimento dos setores da economia cearense.

O documento Previsão para o PIB Cearense tem como autores os analistas de Políticas Públicas Nicolino Trompieri (coordenação); José Freire Júnior, Witalo Paiva e Alexsandre Lira e a assessora Técnica Cristina Lima, todos da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), que tem como titular Adriano Sarquis.

Clique aqui e acesse a Previsão para o PIB Cearense – Junho / 2019.