PIB cearense fecha em 0,2% no 1º trimestre de 2019 e previsão para o ano é de uma taxa de 1,34%

19 de junho de 2019 - 12:12

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará, no primeiro trimestre de 2019, fechou em 0,20% em relação a igual período de 2018, quando o índice ficou em 3,02%. No acumulado dos quatro últimos trimestres a alta atinge 0,21%. Já na comparação do primeiro trimestre deste ano com o quarto trimestre do ano passado, a queda é de -0,64%. A estimativa para a taxa de crescimento do PIB em 2019 é de 1,34%, menor que a primeira previsão, em março de 2019, que era de 2%. Caso se confirme, o resultado este ano do Ceará será superior ao esperado para o Brasil, que é de 1%. O PIB do Brasil no primeiro trimestre de 2019 foi de 0,5 em relação ao primeiro trimestre de 2018. Os dados da economia cearense acabam de ser divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

Dos três setores que compõem o PIB –  Agropecuária, Indústria e Serviços – o primeiro apresentou crescimento de 3,15% por cento no primeiro trimestre de 2019 em relação a igual período do ano anterior, quando fechou em 37,24% (isso pelo valor adicionado, que é a contribuição ao produto interno bruto pelas diversas atividades econômicas, obtida pela diferença entre o valor de produção e o consumo intermediário absorvido por essas atividades). Portanto, a agropecuária – mesmo levando em consideração que é, dentre os três setores, o que tem menor peso no cálculo do PIB (4,49% de participação) – apresentou melhor desempenho, contribuindo para o desempenho do Índice. O resultado, inclusive, também superou o nacional, de -0,1% no mesmo período.

Já o setor Serviços apresentou, no primeiro trimestre de 2019, o segundo melhor resultado, com 0,56%, enquanto que em igual período de 2018 o índice foi de 1,69%. No segmento, o destaque foi o Comércio, com 1,67%, seguido por Administração Pública, com 0,40%; Transportes, com 1,18%, e Intermediação Financeira, com 0,14%. Dois segmentos apresentaram índices negativos: Outros Serviços, com -0,53%, e Alojamento e Alimentação, com -0,42%. O setor Indústria, no primeiro trimestre deste ano comparativamente a igual período de 2018, fechou com queda de -2,42, reflexo direto dos índices negativos em todos os segmentos: Extrativa Mineral, com -6,50%; Transformação, com – 0,20%; Construção Civil, com -0,28%, e Eletricidade, Gás e Água, com -10,55%.

ÍNDICE

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Clique aqui e acesse a Apresentação do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará – 1º trimestre de 2019.