Vendas do varejo comum cearense caem 1,5% no 1º trimestre de 2019, mas no ampliado crescem1,2% no mesmo período

6 de junho de 2019 - 16:25

As vendas do varejo comum cearense registrou queda de 1,5% no primeiro trimestre (janeiro/março) de 2019 em relação a igual período do ano passado, enquanto as vendas do varejo no Brasil cresceram 0,3%, conforme dados da Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Já em relação as vendas do varejo ampliado, que inclui também as vendas de veículos e de materiais de construção, o país registrou alta bem mais significativa, de 2,3% no primeiro trimestre de 2019 comparado a igual período de 2018, resultado da recuperação nas vendas dessas duas atividades, em especial, as vendas de veículos, mantendo, assim, uma trajetória de expansão mais acelerada quando comparado as vendas do varejo comum. Enquanto isso, as vendas do varejo ampliado cearense registraram crescimento de 1,2%, também como resultado do avanço nas vendas de veículos.

Mesmo com a manutenção da taxa de juros em níveis historicamente baixos e estabilidade econômica, as vendas do varejo nacional apresentaram crescimento no acumulado do ano até o mês de março de apenas 0,3%, bem inferior aquele registrado em igual período de 2018, revelando uma nítida desaceleração do ritmo de vendas do varejo comum nacional. O varejo comum cearense chegou a apresentar resultado ainda pior ao registrar queda de 1,5%, frente a uma alta de 3,5% observada no primeiro trimestre do ano passado, revelando uma desaceleração do ritmo de recuperação das vendas observado ano passado. Os dados estão no Ipece/Informe (nº151 – junho/2019) – Análise da Dinâmica Trimestral do Resultado do varejo Cearense no Período mais Recente: Uma Análise Comparativa com o País, quer acaba de ser lançado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

Autor do trabalho, o analista de Políticas Públicas  do Ipece Alexsandre Lira Cavalcante observa que os varejos (comum) nacional e o cearense apresentaram uma nítida desaceleração das vendas nos últimos trimestres, de maneira mais intensa no Estado, que passou a registrar queda na comparação do primeiro trimestre de 2019 com igual período de 2018. Em relação ao varejo ampliado também é possível notar que o país apresentou uma forte desaceleração do ritmo de crescimento, passando a registrar um crescimento metade do observado no ano passado.

Já o varejo ampliado cearense – explica o Analista – manteve praticamente o ritmo crescimento, mas num patamar metade do nacional. Com isso, é possível afirmar que a recuperação observada de maneira intensa no início do ano de 2018 não se manteve num ritmo de expansão. “Pelo contrário, passou a registrar taxas de crescimento cada vez menores ao longo dos últimos cinco trimestres, revelando, assim, que o varejo nacional e principalmente o varejo estadual estão ainda encontrando grande dificuldade para recompor o padrão de vendas observado pré-crise”.

Apesar da manutenção por um longo período de uma taxa básica de juros em patamares relativamente baixos, a elevada taxa de desemprego, o elevado endividamento das famílias e a piora na expectativa com relação ao futuro do país prejudicaram de certo modo esse importante setor da economia nacional e local. Mesmo assim, ele destaca que as vendas de veículos nacional e cearense registraram elevada alta por dois anos seguidos, após três anos de queda em suas vendas. Em relação às vendas de materiais de construção houve uma recuperação ante a forte queda registrada no acumulado até março de 2018. Por fim, chama atenção o forte crescimento nas vendas de eletrodomésticos no varejo estadual, após passar seguidos anos de crise.

Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 151 – Análise da Dinâmica Trimestral do Varejo Cearense no Período mais recente: Uma Análise Comparativa com o País