Analista de políticas públicas do Ipece aborda perfil das regiões de planejamento do Estado na Alce

23 de maio de 2019 - 12:15

Reunião da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado

Em reunião da Comissão Especial de Desenvolvimento das Regiões de Planejamento do Estado da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alce), realizada na manhã desta quinta-feira (23/05), o analista de políticas públicas do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Cleyber Nascimento, expôs uma apresentação técnica sobre as 14 Regiões de Planejamento cearenses.

O Analista abordou o perfil geosocioeconômico destas regiões, buscando trazer uma avaliação de dados populacionais, de renda, de informações educacionais, de infraestrutura domiciliar, dentre outros indicadores. “Todos esses indicadores são bastante úteis para subsidiar a concepção de políticas públicas dentro do contexto para se traçar as potencialidades e vulnerabilidades de cada região de planejamento, e a partir de suas vocações regionais buscar a implementação destas políticas”, apontou Cleyber Nascimento.

Para o presidente do Colegiado, deputado Salmito (PDT), é importante entender a concepção sobre os critérios técnicos para a definição das 14 regiões de planejamento, assim como o que caracteriza e o que diferencia cada uma delas, bem como que aspectos econômicos, sociais ou demográficos foram levados em consideração para estabelecer essas divisões.

“Essa fundamentação vai ser importante como alicerce técnico para a Comissão poder preparar o seu roteiro de trabalho e de como poderemos contribuir. Contribuição essa que pode ser com um marco legal, ou por meio de sugestões apresentadas ao Poder Executivo, ou a própria Assembleia visando o planejamento e o desenvolvimento do Estado do Ceará na perspectiva regional”, pontuou Salmito.

Cleyber Nascimento também apresentou um novo sistema de informação recentemente lançado pelo instituto, o Ipece Data. “É uma ferramenta acessível, de forma gratuita para toda a sociedade a partir do site do Ipece, onde o usuário pode ter acesso aos diversos indicadores geosocioeconômicos, tanto em nível de Estado quanto de regiões de planejamento”, assinalou.

O técnico do Ipece destacou ainda durante o encontro uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) Regional, desenvolvida pelo Ipece desde 2018. “Como estamos dentro de um contexto de restrição fiscal e de possibilidade de restrição do Censo Demográfico de 2020, o Governo do Estado, por meio do Ipece, busca fazer em 2019 a elaboração desta pesquisa regional para termos mais informações e indicadores que possibilitem uma melhor elaboração e concepção de políticas públicas”, salientou.

Estiveram presentes à reunião, além do deputado Salmito, os parlamentares Fernando Santana (PT), Romeu Aldigueri (PDT), Jeová Mota (PDT), Carlos Felipe (PCdoB), Nizo Costa (PSB) e Nezinho Farias (PDT). A gerente de Estatística, Geografia e Informação (Gegin) do Ipece, Rafaela Martins, acompanhou a apresentação.

A comissão especial, que tem como objetivo debater e construir agenda propositiva em relação ao planejamento estratégico das regiões cearenses, funcionará por 12 meses e se reunirá sempre às quintas-feiras, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará).