Comitiva do Unicef conhece estudos do Ipece sobre extrema pobreza infantil

8 de maio de 2019 - 15:18

O diretor Geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), João Mário de França, recebeu, na manhã de hoje (08), uma comitiva do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), formada por Liliana Chopitea, chefe de Políticas Sociais, Monitoramento e Avaliação; Santiago Varella, especialista em Política Social; Dennis Larsen, coordenador de Programas do Unicef para o Nordeste, e Rui Rodrigues Aguiar, chefe do Escritório do Unicef em Fortaleza. Os integrantes do Unicef conheceram os estudos sobre extrema pobreza, infância e juventude realizados pelo Ipece e as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado para combater a questão.

O Ceará foi o único estado do Nordeste a reduzir a extrema pobreza em 2017, de acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados revelaram que o Ceará reduziu em 3,57% o número de pessoas com renda mensal de até R$ 85 – enquanto o índice, no Nordeste, subiu 17,5%. No Brasil, houve acréscimo de 13,65%. As informações comparam os anos de 2016 e 2017. Também participaram da reunião a diretora de Estudos de Gestão Pública (Digep), Marília Rodrigues Firmiano, e os analistas de Políticas Públicas Vitor Hugo e Jimmy Oliveira.

FUNDO

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) foi criado, em 11 de dezembro de 1946, pela Organização das Nações Unidas (ONU) para atender, na Europa e na China, às necessidades emergenciais das crianças durante o período pós-guerra. Em 1950, o mandato do Fundo foi estendido com a finalidade de atender, em projetos de longo prazo, crianças e mulheres nos países em desenvolvimento. O Unicef  tornou-se parte permanente das Nações Unidas em 1953. O Fundo trabalha em 190 países e territórios por meio de programas de país e dos 34 Comitês Nacionais. Existem sete escritórios regionais e 126 escritórios de país. Além disso, o Unicef conta com um centro de pesquisa em Florença (Itália), um escritório de suprimentos e operações em Copenhague e escritórios em Genebra (Suíça), Tóquio (Japão) e em Bruxelas (Bélgica). A sede do Unicef localiza-se em Nova Iorque (Estados Unidos).

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509