PIB do Ceará de 2018 fecha em 1,01%

29 de março de 2019 - 15:55

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará fechou o quarto trimestre de 2018 em 1,08% em relação a igual período de 2017, quando ficou em 4,07. Já comparado com o terceiro trimestre, o índice cresceu 0,25%. Com o resultado do último trimestre do ano passado, o PIB cearense em 2018 ficou em 1,01%, um pouco abaixo do desempenho nacional, que foi de 1,1%.  O resultado de 2018 mostra que a economia cearense mantém o processo de recuperação após o período de crise no país nos anos de 2015 e 2016.

Já a previsão para a taxa de crescimento do PIB em 2019 foi revisada para 2%, abaixo da estimativa realizada em dezembro de 2018, que era de 2,5%. Os dados da economia cearense foram divulgados hoje para a imprensa pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará.

Taxas de crescimento (%) do Valor Adicionado por setores e atividades selecionadas – Ceará – 4º Trimestre de 2018 (*) (Relação a igual período do ano anterior)

Dos três setores que compõem o PIB –  Agropecuária, Indústria e Serviços – o primeiro apresentou crescimento de 9,80% no quarto trimestre de 2018 em relação a igual período de 2017, quando fechou em 24,02%, superando, inclusive, o desempenho nacional, de 2,4%. Portanto, a agropecuária – mesmo levando em consideração que é, dentre os três setores o que tem menor peso no cálculo do PIB (4,49 por cento de participação) – apresentou melhor resultado, contribuindo em muito para o desempenho do Índice. Já o setor Serviços apresentou o segundo melhor resultado no período, com 0,98%, seguido pela Indústria (extrativista mineral, transformação, construção civil e eletricidade, gás e água), que caiu -1,91%.

Já comparando o resultado do PIB do quarto trimestre de 2018 com o terceiro trimestre do mesmo ano, o setor Agropecuário apresentou evolução de 3,83%. O setor de Serviços, na mesma comparação, cresceu 0,49%, com destaque para os segmentos do comércio (0,73%); Alojamento e alimentação (0,55%) e Intermediação financeira, com 0,43%. Já setor indústria caiu -2,43%, sendo as maiores involuções verificadas nas atividades Eletricidade, Gás e Água, com -11,24%, e na Extrativista mineral, com -2,32%.

O PIB é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas. É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Clique aqui e acesse a Apresentação do Produto Interno Bruto (PIB) – 4º Trimestre/2018.