Ipece publica nova edição do Boletim da Conjuntura Cearense

29 de março de 2019 - 16:28

Mais uma edição do Ipece Conjuntura – Boletim da Conjuntura Cearense (Quarto Trimestre/2018) acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho apresenta análises do cenário econômico internacional, nacional e local, as quais servem de parâmetros para reflexão sobre o desempenho da atividade econômica do Ceará. A publicação tem como objetivo atender a demanda do setor público e privado por informações de curto prazo da economia cearense.

O trabalho contempla uma série de seções envolvendo indicadores que traduzem o dinamismo conjuntural da economia cearense a partir das três grandes atividades: agropecuária, indústria e serviços. No caso dos serviços, sua análise comporta a Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS) e o comércio varejista (comum e ampliado). O Mercado de Trabalho tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD) contínua do IBGE e a evolução do emprego formal a partir dos dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Comércio Exterior e Finanças Públicas são outras duas seções que analisam os referidos temas.

O boletim Ipece Conjuntura tem como autores os analistas de políticas públicas Alexsandre Lira Cavalcante; Nicolino Trompieri Neto; Paulo Pontes e Witalo de Lima Paiva; os assessores técnicos  Ana Cristina Lima Maia Souza e Rogério Barbosa Soares. A coordenação geral foi de Adriano Sarquis Bezerra de Menezes, diretor de Estudos Econômicos (Diec) do Ipece e também um dos autores do estudo.

O trabalho é composto pelos seguintes tópicos: 1. Panorama internacional e economia brasileira (Estimativas de Crescimento Econômico Mundial; Economia Brasileira e Produto Interno Bruto; Inflação); Atividade econômica cearense (Produto Interno Bruto; Agropecuária; Indústria; Serviços; Pesquisa Mensal dos Serviço; Comércio Varejista); Mercado de trabalho (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua;  Emprego Formal); Comércio exterior e  Finanças públicas.

Clique aqui e acesse o Boletim IPECE CONJUNTURA 4º Trimestre 2018.