Estudo revela que investimentos do Governo do Estado na Grande Fortaleza e demais regiões foram semelhantes em 2018

28 de março de 2019 - 12:25

Os investimentos públicos em 2018, medidos pelo Índice de Concentração Regional dos Investimentos Públicos Realizados pelo Governo do Ceará (ICI), foram semelhantes entre a Grande Fortaleza e às demais regiões do Estado. Essa é a principal conclusão do Enfoque Econômico (nº206) – Resultado do ICI em 2018 e o seu comportamento nos últimos anos, trabalho que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado.

Dos R$ 2,92 bilhões de investimentos realizados pelo Governo do Ceará em 2018,  a região de planejamento da Grande Fortaleza foi a que obteve mais recursos: R$ 1,33 bilhão, o que representou 45,63% do total, seguida pelo Cariri, com R$ 472,15 milhões (participação de 16,16%)) e Vale do Jaguaribe, com R$ 130,62 milhões, significando 4,47%. A região que obteve menor volume de recursos foi Sertão de Canindé, com 30,31 milhões, ou seja, 1,04% do montante investido.

Tabela: Valor empenhado dos investimentos do Governo do Estado do Ceará na perspectiva das regiões de planejamento – 2018

O estudo mostra que o valor per capita dos investimentos públicos realizados pelo Governo do Ceará na Grande Fortaleza foi, em 2018, igual a R$ 327,13 por habitante, enquanto que o valor médio do restante do Estado correspondeu a R$ 311,07 por habitante. “Como o valor per capita da Grande Fortaleza foi semelhante à média do Ceará em 2018, então, o ICI ficou próximo ao valor 1, ou seja, evidencia-se que os investimentos públicos foram relativamente parecidos entre a Grande Fortaleza e o restante do Estado, com uma pequena diferença em favor da capital e seu entorno” – afirma Cleyber Medeiros, analista de Políticas Públicas da Diretoria de Estatística, Geografia e Informação (Gegin) do Ipece, um dos autores do trabalho, juntamente com Adriana Nogueira, auditora de Controle Interno da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE).

ÍNDICE

O ICI – explica o Analista de Políticas Públicas – representa a razão entre a participação dos investimentos públicos na capital e nos municípios sobre os quais exerce influência mais direta no Estado, e a participação da população dessa região no Ceará. O índice apresenta uma perspectiva relativizada da concentração regional por se entender que é esperado que regiões que possuam a maior parte da população também recebam a maior parte dos investimentos. O Ceará é formado por catorze regiões de planejamento, criadas pela Lei complementar nº 154 do ano de 2015. Essa regionalização tem sido utilizada nos instrumentos de planejamento legal, como, por exemplo, o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

Clique aqui e acesse o Enfoque Econômico Nº 206 – Resultado do ICI em 2018 e o seu comportamento nos últimos anos.