Nova edição do Boletim de Gestão Pública é lançada pelo Ipece

27 de março de 2019 - 11:55

Três artigos compõem a nova edição do Boletim de Gestão Pública (nº 12 – Janeiro/Fevereiro/2019) que acaba de ser lançada pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Estado: “A Análise das Lições Aprendidas dos Projetos Estratégicos dos Anos 2010 a 2014 de um Tribunal de Justiça”; “Notas Sobre Análise de Riscos e Planejamento Plurianual, Definições, Importância e Sugestões” e “A Elaboração do Plano Diretor de TI como Ferramenta para Melhoria da Gestão nos Municípios Cearenses”. A publicação é coordenada por Marília Rodrigues Firmiano, diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Instituto.

O primeiro artigo, que tem como autores Leonel Gois Lima Oliveira e Ana Roberta Macedo Silvestre,  aborda o processo de lições aprendidas no gerenciamento de projetos como peça fundamental para criação de base de conhecimento, agregando valor à organização. O trabalho desenvolveu uma metodologia de gerenciamento de projetos baseada num guia internacionalmente reconhecido de boas práticas na gestão. Foram registradas, no total, 42 lições aprendidas pelos gerentes de projetos, todas analisadas a partir de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da Análise Temática. Ficou constatado que a organização, apesar de ter uma metodologia bem estruturada em gestão de projetos, não tem procedimentos para o desenvolvimento de práticas de lições aprendidas. Portanto – segundo os autores -, “fica prejudicado o uso ou reuso dos conhecimentos registrados pelos gerentes de projetos, sendo necessária uma sistematização de processo para melhor aproveitamento das lições aprendidas cadastradas”.

Já o segundo artigo, escrito por Pedro Rafael Lopes Fernandes e Guilherme Paiva Pinto, apresenta uma discussão sobre a aplicação da análise de riscos no setor público. Mais precisamente demonstra ferramentas úteis para a realização de tarefas de planejamento médio e longo prazo, visando a elucidar pontos teóricos basilares para o uso de análise de riscos. Objetiva enriquecer em consistência analítica a formulação de planejamentos de médio prazo o Plano Plurianual. Para tanto, apresenta definições a respeito de risco, distingue definições de variabilidade e incerteza e suas implicações para aplicação da análise de riscos. Também conceitua a análise quantitativa de risco, notadamente introduz o conceito de análise de Monte Carlo e mostra como aplicar a análise qualitativa de risco a partir de exemplos práticos do dia a dia dos profissionais que atuam com planejamento no setor público.

Tendo com autores Tiago Emanuel Gomes dos Santos e Marília Rodrigues Firmiano, o terceiro artigo trata da importância da elaboração do plano diretor de tecnologia da informações (TI) como ferramenta para melhoria da gestão pública nos municípios cearenses. “A TI assumiu há muitos anos um papel importante no contexto das organizações públicas no Brasil e ultimamente está deixando de ser vista pelos gestores dos municípios brasileiros e especificamente dos cearenses como uma simples ferramenta que os auxilia no apoio aos departamentos administrativos” – ressalta seus autores, acrescentando que a tecnologia contribui para a tomada de decisões, sendo uma grande aliada para a aplicação também de uma boa governança pública. Ao mesmo tempo eles chamam atenção para o fato de que muitos municípios têm pouca ou nenhuma estrutura de tecnologia da informação que permite o apoio à operacionalização dos negócios, com o objetivo de possibilitar uma gestão mais hábil, versátil, rápida e, precisa, além de não possuírem nenhum tipo de planejamento relacionado a TI. “Um importante ponto de partida para que os municípios cearenses possam iniciar um processo de organização dos seus departamentos de TI será a elaboração de um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)”.

Clique aqui e acesse o Boletim de Gestão Pública – Janeiro/Fevereiro 2019 – edição Nº 12

Assessoria de Comunicação do Ipece
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