Ipece e Fundação chilena assinam protocolo para implementar três “Centros Regionais de Pensamento Estratégico”

21 de março de 2019 - 12:04

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, representado por seu Diretor Geral, professor João Mário Santos de França, e a  Fundación Chile Descentralizado… Desarrollado, tendo à frente seu presidente nacional, Heinrich Von Baer, assinaram, na última sexta-feira (15), na região de Temuco, no Chile, um protocolo de cooperação para instalação de três “Centros Regionais de Pensamento Estratégico”, sendo estes em Atacama, Araucanía e Los Lagos, semelhantes ao Ipece. A proposta deste protocolo visa a disseminação da gestão pública baseada em evidências, além da inteligência colaborativa de informação, disponível como um bem para todos os atores do desenvolvimento regional: público, privado, acadêmico e social.

O Ipece – segundo João Mário de França – vai apoiar, de forma técnica e por intermédio das diretorias do Instituto, a iniciativa da Fundação Chilena em criar os centros regionais. Ele observa que o protocolo firmado no Chile é importante para ambas instituições, pois o Ipece, como centro de pensamento de referência nacional, passa a ter reconhecimento internacional, sobretudo por aquele país andino. O Chile – ressalta – passa por um processo de descentralização governamental e busca, com o apoio do Ipece, criar seu próprio modelo de centro de pesquisa para  acompanhamento e gestão de políticas públicas regionais. O protocolo foi assinado também por Mário Maturana Claro, coordenador do Projeto Centro de Pensamento Estratégico de Atacama, e por Victor Alvarez Velasquez, diretor de Puerto Montt Superior, corporação que agrupa todas as instituições de educação superior de Puerto Montt.

João Mário afirma que ambas as Instituições assumiram o compromisso de divulgar amplamente as atividades decorrentes deste protocolo. Já a propriedade intelectual, os méritos e benefícios dos estudos, atividades e eventuais publicações serão compartilhadas entre as organizações e instituições regionais envolvidas. Ele explica que a Fundación Chile Descentralizado… Desarrollado é uma organização plural da sociedade civil de regiões que promove processos de descentralização e desenvolvimento territorial equilibrado  em todas as regiões do Chile, através de 16 Regionais, cujos representantes compõem seu Diretório Nacional.

Henrich von Baer, presidente da Fundación Chile Descentralizado… Desarrollado, afirma que o acordo assinado vai permitir que o Ipece participe de forma concreta da criação dos três pilotos dos Centros Regionais de Pensamento Estratégico, visando a gestão pública baseada em evidências e inteligência colaborativa de informação. Para Patrício Vergara, pesquisador visitante do Ipece e membro da Fundação, a “aliança com o Instituto é importante porque, com a eleição de governadores regionais (do Chile), haverá a oportunidade de elaborar e selar estratégias de políticas baseadas em evidências em prol de resultados. Assim, os centros de pensamento regionais são necessários para desenvolver suas próprias estratégias e avaliar os programas que se projetam.”

O professor Flávio Ataliba, Secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag e ex-diretor Geral do Ipece, que compôs a  delegação na visita ao Chile, explicou, ao ser indagado o motivo pelo qual Araucanía ter sido escolhida como região piloto para o Centro de Pensamento Regional, tendo o Ceará semelhanças com esta região e sua capital Temuco, de modo que as “experiências bem-sucedidas poderiam ser facilmente replicadas ou servir de fonte de inspiração para projetos em andamento”. Podemos provar que existem grandes ligações entre as duas regiões para que as experiências possam ser compartilhadas – frisou.

Delegação participa de vários encontros no Chile

A delegação que visitou o Chile na semana passada, composta pelo diretor Geral, João Mário de França; da titular da diretoria de Estudos de Gestão Pública (Digep), Marília Firmiano, e pelos pesquisadores do Capp Patrício Vergara e Vitor Hugo Miro, todos do Ipece, e pelo secretário Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag e ex-diretor Geral do Ipece, Flávio Ataliba, cumpriu uma extensa agenda no Chile. No dia 13, eles participaram de um seminário sobre Avaliação de Impacto Regional de Políticas Públicas (Evaluación del Impacto Regional de Políticas Públicas, mediante el Modelo MEIR-ECOGEM), realizado pelas Universidades Adolfo Ibâñez (UAI) e Católica de la Santíssima Concepción (UCSC).

Eles foram recebidos pelo professor Raúl O´Ryan da Universidad Adolfo Ibañez e no evento apresentadas as experiências de avaliações de impacto utilizando o modelo de equilíbrio geral, tanto para o modelo regional do Chile, expostas pelo professor Andrés Ulloa da Universidade Católica de la Santíssima Concepción, quanto pelo  Professor Raúl O´Ryan da Universidad Adolfo Ibâñez, que demonstrou algumas aplicações destes modelos. O evento contou com a apresentação do Professor  Flávio Ataliba, que expôs evidências científicas para as políticas públicas Regionais: A experiência do Ceará.

No dia 14, a delegação visitou a sede do Fondo de Solidaridad e Inversión Social (Fosis), instituição que Ipece possui acordo de cooperação desde 11 de outubro de 2018, e foram recebidos pelo diretor executivo do Fundo, Felipe Bittencourt. Na oportunidade foi apresentada a metodologia utilizada no sistema de acompanhamento das famílias em extrema pobreza. Também foi levantada no encontro, a importância de ter um agente que possa, através de uma análise e conhecimento, identificar as necessidades e encaminhar tais famílias às respectivas políticas públicas. A qualidade técnica deste agente é um dos pontos chave para o sucesso do programa de acompanhamento familiar, além do fortalecimento de capacidades individuais, familiares e comunitárias.

Na manhã do dia 15, a delegação participou de um encontro com Francisca Modesto, agente do programa de superação da pobreza nas zonas rurais da região de Temuco, que explicou como era realizado o questionário, o processo de aproximação da família e acompanhamento, destacando a necessidade de estabelecer um lanço de com fiança e entendimento das nuances do contexto social e cultural em que a família está inserida. Já a tarde, João Mário de França fez uma apresentação sobre a “Estratégia de Superação da Pobreza no Estado do Ceará Com Foco na Primeira Infância e Juventude” no “Colóquio sobre Pensamento Estratégico Territorial” na Universidad de La Frontera.

No mesmo evento, Marília Firmiano e Vitor Hugo Miro, apresentaram o Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp) do Ipece e os trabalhos desenvolvidos por seu grupo de pesquisa  com o tema “ A Experiência do Centro de Análises  de dados e avaliação de Políticas Públicas no Ceará”. Nesta oportunidade um tema destacado foi que ao propor políticas públicas deve-se entender a demanda do público alvo, para compreender as necessidades  e demandas da sociedade em situação de vulnerabilidade.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509