Ipece participa de seminário promovido pela Sedet e apresenta os principais indicadores da economia do Ceará

14 de março de 2019 - 13:59

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, apresentou, por intermédio do diretor de Estudos Econômicos (Diec), Adriano Sarquis, uma síntese dos principais indicadores econômicos do Ceará no Seminário Estratégico promovido hoje, na Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Ele fez um diagnóstico dos últimos anos dos segmentos agropecuário, indústria, serviços, mercado de trabalho, comércio exterior, produtividade setorial e finanças públicas.

O Seminário Estratégico vai ser realizado em quatro etapas – a primeira teve início hoje – e tem como objetivo ouvir o setor produtivo e a rede de trabalhadores. Numa etapa posterior vai ser elaborado e compartilhado o planejamento estratégico da Secretaria e suas vinculadas com os demais parceiros da Rede de Desenvolvimento do Estado, construindo uma agenda de compromissos com demais órgãos do Governo. De acordo com o titular da Sedet, Maia Júnior, na reunião de hoje na Fiec vai ser possível saber, na ótica do setor produtivo, como está a ambiência de negócios no Estado do Ceará.

A partir das informações – observou o Secretário – “iremos construir um banco de ideias para o desenvolvimento econômico do Estado”. Também participam do evento os secretários executivos da Sedet e os presidentes das vinculadas Adece, Codece, Cipp S/A, ZPE, Jucec, Adagri e IDT. Maia Júnior abriu o Seminário, seguindo as seguintes apresentações: Plataforma Ceará 2050 (Fundação Astef); Plano de Governo (Casa Civil), Plano de Desenvolvimento Econômico (SPI/Quanta), Plano de Ciência e Tecnologia (Secitece) e uma síntese dos principais indicadores econômicos (Ipece).

SEMINÁRIO

A segunda etapa do Seminário acontece no próximo dia 21 de março, com representantes da classe trabalhadora. Em abril serão realizadas as duas últimas etapas. Na terceira o secretário Maia Júnior preside o Seminário que reunirá Secretários Executivos da Sedet, presidentes, diretores e responsáveis da área do planejamento das vinculadas. A quarta etapa acontecerá com a Rede de Desenvolvimento composta por Secretários de Estado e dirigentes de demais órgãos do Governo que de alguma forma contribuem para o desenvolvimento econômico do Ceará (Seplag, Secult, Setur, Seinfra, SDA, Secitece, Seduc, Sefaz, Cidades, SRH, Sema, Funcap, Ipece, Etice, PGE, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil). Nesta última etapa será construída uma agenda de compromissos e cada órgão envolvido indicará um Agente de Desenvolvimento.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509