Vendas do comércio varejista comum cearense em 2018 crescem 2,1% e levam o Estado a ocupar a 15% posição no ranking nacional

8 de março de 2019 - 14:09

As vendas do comércio varejista comum cearense no quarto trimestre de 2018 apresentaram alta de 0,5% em relação a igual período de 2017, quando o índice atingiu 1,1%. Com o resultado, em 2018 (janeiro a dezembro) as vendas no Ceará cresceram 2,1%, levando o Estado a ocupar a 15º posição no ranking das 27 unidades federativas (incluindo o Distrito Federal). O desempenho no ano passado mostra recuperação das vendas do varejo comum – que inclui dez atividades, exceto venda de veículos, motocicletas, partes e peças e material de construção -, uma vez que, em 2017, tinham apresentado queda de -1,9%.

Já as vendas do varejo ampliado no Ceará, compostas por 12 atividades do comércio, cresceram, no quarto trimestre do ano passado, 1,3%, percentual bem menor ao verificado em igual período de 2017, quando ficou em 6,1%. No entanto, em 2018, o comércio varejista ampliado cearense fechou com alta de 2,7%, maior que o verificado em 2017, quando o índice atingiu 1,9%. O resultado  fez o Ceará ocupar o 21º lugar dentre os 26 estados e mais o Distrito Federal nas vendas no ano passado, a frente de Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio de Janeiro, Amapá e o Distrito Federal, que, inclusive, apresentou involução, de -2,7%.

Variação anual das vendas do varejo comum – Brasil e Estados – Acumulado até dezembro/2014 a 2018 (%)

Os dados estão no Ipece/Informe (nº 146 – março/2019) – Análise do desempenho das Vendas do Varejo Cearense em 2018, que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. De acordo com o autor do trabalho, Alexsandre Lira Cavalcante, analista de Políticas Públicas do Instituto, as atividades que registraram os maiores crescimento nas vendas do varejo estadual, contribuindo para o desempenho positivo do setor, foram Eletrodomésticos; Outros artigos de uso pessoal e doméstico e Veículos, motocicletas, partes/peças, para listar as três maiores.

Ele explica que a retração nas vendas de Livros, jornais, revistas e papelaria; Material de construção e de Combustíveis e lubrificantes impediu um resultado mais satisfatório no índice geral do setor. Alexsandre Lira observa que a expansão nas vendas de veículos recai sobre o maior crescimento da economia, a manutenção da taxa de juros em patamares historicamente baixos, queda na inadimplência, aumento dos empréstimos bancários e a criação de frotas próprias com a greve dos caminhoneiros.

Variação anual das vendas do varejo por atividades – Brasil e Ceará – Acumulado até dezembro/2014 a 2018 (%)
Clique aqui e acesse o Ipece Informe Nº 146 – Análise do Desempenho das Vendas do Varejo Cearense em 2018.