João Mário fala sobre as prioridades do Ipece para 2019

27 de fevereiro de 2019 - 15:43

Para definir as principais metas para 2019 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, o novo diretor Geral do Instituto, João Mário Santos de França, coordenou, na manhã de hoje (27/02), reunião de planejamento, que contou com a participação de diretores, analistas de políticas públicas, assessores técnicos e de apoio e demais integrantes do Ipece. Dentre as muitas metas, ela destacou o fortalecimento do Centro de Análise de Dados e Avaliação de Políticas Públicas (Capp), mediante parceria entre Ipece/Funcap.

Ele afirmou que o Capp é de fundamental importância para análise de dados e avaliação de políticas públicas visando a melhoria do desempenho da gestão governamental. Outra questão citada foi o desenvolvimento do projeto Big Data Ceará e a continuação da Pesquisa Regional por Amostra de Domicílios (PRAD), que coletará informações socioeconômicas do estado do Ceará em nível de regiões de planejamento, ferramenta que subsidiará diversas novas pesquisas do Ipece no tocante a educação, geografia, saúde, além de possibilitar traçar, de forma mais precisa, o perfil socioeconômico da população cearense.

João Mário elencou ainda mais nove metas, dentre elas a que trata da realização de concurso público para analistas no Ipece. Outro objetivo é preparar, cada vez mais, o Instituto para a sua internacionalização, uma vez que o Ipece já é uma referência nacional e tem sido muito contatado por outros Estados para repasse de conhecimento. Apesar de ter citado os vários objetivos para este ano, ele foi enfático ao dizer que o principal compromisso do Instituto é o de atender as demandas do Governo do Estado, como, por exemplo, na proposição e no desenvolvimento de políticas públicas, bem como subsidiando as decisões estratégicas de Governo.

Antes do professor João Mário expor as prioridades para 2019 do Ipece, a titular da Assessoria de Desenvolvimento Institucional (Adins), Maria Esther Frota Cristino, mostrou as principais realizações do Instituto, por áreas, ao longo de 2018 e os desafios para este ano. Depois das exposições, cada diretoria e gerência do Ipece passaram a mostrar, detalhadamente, o planejamento para o corrente ano.

NOVO DIRETOR

O professor João Mário substitui na direção Geral do Ipece o professor Flávio Ataliba, que dirigiu o Órgão por oito anos e que agora é o secretário de Estado Executivo de Planejamento e Orçamento da Seplag, ocupou, até o final de janeiro deste ano, a Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Ipece. Ele, que é graduado em Engenharia Civil pela UFC, tem mestrado em Economia pelo Curso de Pós-Graduação (Caen/UFC) e Doutorado em Economia pela Escola Brasileira de Economia e Finanças (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ), afirma que a nova gestão continuará priorizando os produtos regulares do Instituto, bem como as assessorias técnicas para as diversas secretarias e órgãos do Estado, subsidiando nas decisões estratégicas de Governo.