Ipece lança versão eletrônica do trabalho Indicadores Econômicos do Ceará 2017

20 de fevereiro de 2019 - 11:51

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará, acaba de publicar, por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), o livro (versão eletrônica) Indicadores Econômicos do Ceará 2017. A obra aborda o desempenho da economia cearense entre os anos de 2013/2017, ampliando o leque de produtos e a disponibilidade de informações oferecidas à sociedade pelo Instituto.

O livro, que está na sexta edição, tem como autores Rogério Barbosa Neto; Nicolino Trompieri Neto, Ana Cristina Lima Maia, Witalo de Lima Paiva; Daniel Cirilo Suliano e Alexsandre Lira Cavalcante, todos do Ipece. A publicação traz uma avaliação de indicadores selecionados para os grandes setores econômicos (agricultura, serviços e indústria), além de análise sobre as contas regionais, o mercado de trabalho e o comércio exterior.

De acordo com o professor João Mário França, diretor Geral do Ipece, “o livro Indicadores Econômicos do Ceará 2017 permite uma avaliação de curto e médio prazo para a economia cearense a partir dos indicadores selecionados”. Análises detalhadas são realizadas para cada um dos setores e áreas abordadas, respeitando a seguinte ordem: Panorama Econômico Nacional, Contas Regionais, Agronegócio, Desempenho da Indústria, Estrutura Produtiva do Setor de Serviços, Evolução do Setor de Serviços, Estrutura Produtiva da Atividade de Comércio, Desempenho das Vendas do Comércio Varejista, Comércio Exterior e Mercado de Trabalho. Por fim, têm-se as considerações finais.

Os dados utilizados são em sua maior parte originários de fontes oficiais, tais como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e Ministério do Trabalho (MTb), dentre outras que serão apresentadas ao longo do texto. “Com mais esta obra, dedicada à sociedade cearense, o Ipece cumpre sua missão contribuindo para uma correta leitura da realidade estadual e para um melhor conhecimento dos avanços conquistados nos últimos anos e dos obstáculos que ainda desafiam o Ceará em sua trajetória de desenvolvimento” – afirma João Mário.

Clique aqui e acesse o livro Indicadores Econômicos do Ceará 2017.