Novo estudo lançado pelo Ipece analisa características socioeconômicas em três regiões metropolitanas do Ceará

27 de dezembro de 2018 - 10:13

Com o objetivo de divulgar estudos que possam contribuir para a discussão de temas de interesse do Estado, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão do Governo do Estado do Ceará, lança um novo produto, elaborado pela Gerência de Estatística, Geografia e Informação (Gegin): Panorama Socieconômico das Regiões Metropolitanas Cearenses (nº 01) – Dezembro/2018. O documento tem como autores Marília Rodrigues Firmiano, gerente da Gegin; o analista de Políticas Públicas Cleyber Nascimento de Medeiros e Fátima Juvenal de Sousa, assessora Técnica do Instituto.

De acordo com Marília Firmiano, o trabalho, que tem ao todo 40 páginas, faz uma análise das características socioeconômicas das três regiões de Metropolitanas do Ceará, destacando diversos aspectos, como demografia, saúde, educação, emprego, renda, infraestrutura domiciliar e economia. Neste contexto, menciona-se que esse estudo possibilita uma abordagem visando subsidiar o planejamento de políticas públicas mais efetivas que busquem melhorar a qualidade de vida da população cearense.

Os resultados apresentados no estudo são obtidos tendo como base o recorte temporal para os anos de 2012 e 2016, assim como para o ano de 2017 quando houver disponibilidade dos dados. Em geral, é possível observar que houve uma melhoria no panorama metropolitano do Estado, principalmente relacionado a indicadores educacionais e de infraestrutura.

Clique aqui e acesse o Panorama Socioeconômico das Regiões Metropolitanas Cearenses – Nº 01 – Dezembro 2018.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509