Novo estudo lançado pelo Ipece analisa a regionalização dos investimentos do Governo do Estado do Ceará (2013-2017)

27 de dezembro de 2018 - 17:04

Em 2017, foi criado o chamado Índice de Concentração Regional dos Investimentos Públicos Realizados pelo Governo do Ceará (ICI), visando avaliar, do ponto de vista regional, o quão concentrados estão os investimentos do Governo do Estado do Ceará. Cálculos recentes mostram que o ICI apresentou uma trajetória de queda acentuada entre 2013 e 2015, e certa estabilidade entre 2015 e 2017. O importante é que se passou de uma situação inicial em que havia uma grande concentração dos investimentos públicos estaduais na Grande Fortaleza, para outra, verificada nos últimos três anos da série, em que o Governo do Estado do Ceará desconcentrou investimentos públicos em favor do interior.

Portanto, o estudo, elaborado por Cláudio André Gondim Nogueira, Diretor de Estudos de Gestão Pública do IPECE, com a colaboração de Tiago Emanuel Gomes dos Santos (Técnico da DIGEP), complementou essa análise, evidenciando quais foram os principais investimentos realizados pelo Governo do Estado do Ceará em todas as suas regiões de planejamento ao longo do período de 2013 a 2017.

O estudo conclui que o Governo do Estado do Ceará vem buscando a cada ano dar uma atenção maior na aplicação dos recursos estaduais direcionados para os municípios fazendo-os de forma mais organizada permitindo assim a melhor aplicação desses investimentos em áreas deficitárias de cada região e assim diminuindo a desigualdade regional ainda muito forte do Estado em relação às três maiores regiões que são Grande Fortaleza, Cariri e Sertão de Sobral.

Clique aqui e acesse o IPECE Informe Nº 143 – Análise da Regionalização dos Investimentos do Governo do Estado do Ceará (2013-2017).