Ipece publica trabalho que analisa PIB Municipal de 2006 a 2016

26 de dezembro de 2018 - 10:51

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Ceará, por intermédio da Diretoria de Estudos Econômicos (Diec), está disponibilizando o Radar do PIB Municipal – de 2006 a 2016 -, que é dividido em sete publicações, cada uma com quatro páginas. O trabalho fornece uma síntese do desempenho municipal da economia cearense por períodos a partir das participações do Valor Adicionado Bruto (VAB) de cada atividade no VAB total de cada município. Assim, é possível evidenciar padrões de concentração e dispersão associados às formas e densidades de povoamento, bem como às funções econômicas e político-administrativas das diferentes partes do território estadual.

O analista de Políticas Públicas Alexsandre Lira Cavalcante explica que o VAB é o valor que cada setor da economia (agropecuária, indústria e serviços) acresce ao valor final de tudo que foi produzido em uma região. O Produto Interno Bruto (PIB) é a soma dos VABs setoriais e dos impostos e é a principal medida do tamanho total de uma economia. Como diferencial – explica –  têm-se a evolução para os últimos cinco anos das participações do valor corrente do PIB entre as regiões dentro e fora do semiárido cearense, participações em cada uma das três regiões metropolitanas e por fim, a evolução das participações do PIB em cada uma das catorze regiões de planejamento do estado do Ceará.

O Radar do PIB Municipal utiliza a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como fonte primária de informações. São apresentados, a preços correntes, os valores adicionados brutos dos três grandes setores de atividade econômica (Agropecuária, Indústria e Serviços) – bem como os impostos, líquidos de subsídios, o PIB e o PIB per capita para os dez maiores e os dez menores municípios.  Destaca-se o valor adicionado bruto da Administração, saúde e educação públicas e seguridade social, devido à relevância desta atividade na economia municipal.

Acesse o Radar do PIB Municipal