Ipece disponibiliza novo número do boletim Farol da Economia Cearense

18 de dezembro de 2018 - 15:26

“O Índice de Atividade Econômica do Banco Central para o Estado (IBC-CE) cresceu 1,05% no 3º trim./2018. Há boas perspectivas para os investimentos privados no Estado, e o investimento público no Ceará continua apresentando bom desempenho, com aumento de 24,4% até out./2018. Todavia, é preponderante o acompanhamento das Despesas Correntes Líquidas das Transferências Constitucionais, que cresceram 7,1% no mesmo período. Em relação aos setores econômicos, os serviços e o varejo tiveram resultados oscilantes no mês de set./2018, mas a indústria mostrou um excelente crescimento em set./2018 de + 3,70%, mas no acumulado do ano até set./2018 chegou a +0,3%. No mercado de trabalho, o saldo líquido de emprego chegou a mais de 21,9 mil postos de trabalho com carteira assinada no acumulado até out./2018 e o desemprego no 3º trim./2018 alcançou 10,6% da população, -1,1 p.p. a menos do que o registrado no 2º trim./2018.”

A análise – além de muitas outras – está no Farol da Economia Cearense (nº 06/2018), que acaba de ser publicado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado. O trabalho, com um total de 58 páginas, disponibiliza dados, informações e análises sucintas para que os tomadores de decisão e demais partes interessadas tenham elementos para avaliar prospectivamente os rumos das economias do Brasil e do Ceará.

A primeira, segundo diretor de Estudos de Gestão Pública (Digep) do Ipece, Cláudio André Gondim Nogueira, um dos autores do trabalho, apresenta o cenário internacional; a segunda parte mostra o cenário macroeconômico brasileiro e cearense de forma geral observando alguns aspectos econômicos, como: PIB, mercado de trabalho (emprego e desemprego), inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, consumo das famílias, endividamento e confiança do consumidor, confiança dos empresários, investimentos, poupança e balança comercial, enquanto a terceira está focada na análise setorial com informações sobre indústria, comércio e serviços.

Já na quarta parte é apresentada a situação das finanças públicas do Ceará, enquanto a quinta aborda os fatores de incerteza que mais afetam a economia do Brasil e do Ceará, como a crise econômica e política, o equilíbrio e a meta fiscal, a dívida pública e a previdência. Na sexta parte são consideradas as expectativas de mercado para o Brasil em 2018, conforme o Boletim Focus do Banco Central. Encerrando com a sétima parte, onde é feita uma síntese das análises e são delineadas perspectivas da economia. Também elaboraram o documento os analistas de Políticas Públicas Paulo Araújo Pontes; Alexsandre Lira e Daniel Suliano, e os assessores Técnicos Aprígio Botelho Lócio e Ana Cristina Lima Maia, tendo com colaboradores Thiago Emanuel Gomes dos Santos, técnico da Digep, e Isadora Gonçalves Costa Osterno, bolsista da Funcap/Capp.

Clique aqui e acesse o Farol da Economia Cearense – Nº 06 / 2018.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509