Pesquisadores do Ipece ganham prêmio Ipea-Roberto Campos

17 de dezembro de 2018 - 14:35

O assessor Técnico de Estudos Sociais do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado do Ceará. Ipece, Dércio Chaves, e os pesquisadores Cleyber Medeiros e Cláudio Nogueira, também do Instituto, foram os vencedores do Prêmio Excelência em Pesquisa Ipea-Roberto Campos 2018. A pesquisa, intitulada Extrema Pobreza Infantil, Crescimento e Distribuição de Renda, concorreu com cerca de 30 artigos publicados por pesquisadores de todo o Brasil na revista Planejamento e Políticas Públicas.

A cerimônia de premiação foi realizada na última quinta-feira (13) no Rio de Janeiro, durante o Encontro Nacional de Economia (Anpec). Dércio Nonato Chaves de Assis, principal autor do estudo, além de assessor Técnico do Ipece, atua também como pesquisador no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP/CAEN/UFC). O Prêmio Excelência em Pesquisa Ipea – Roberto Campos tem como objetivo premiar, anualmente, os melhores artigos das revistas editadas pelo Ipea (PPP e PPE) com a finalidade de estimular a reflexão nacional sobre temas que subsidiem políticas públicas orientadas para a promoção do desenvolvimento econômico e social do país de forma sustentável.

Dércio Nonato Chaves de Assis

Também procura difundir a geração de conhecimentos em planejamento e políticas públicas, bem como fomentar o debate neste campo, reforçando o papel do Ipea na sua missão de avaliar e propor políticas públicas, bem como fortalecar Redes com Instituições e Centros de Pesquisa para produção de conhecimento sobre políticas públicas. O nome do Prêmio se justifica pelo fato que Roberto Campos sempre valorizou e estimulou estudos e reflexões sobre caminhos para o desenvolvimento socioeconômico nacional. Roberto de Oliveira Campos foi economista, embaixador, ministro e político. Um dos mais renomados protagonistas da história do desenvolvimento econômico nacional durante a última metade do século passado.

Considerado o idealizador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Campos sempre valorizou e estimulou o capital humano e as reflexões sobre os caminhos do progresso socioeconômico nacional. O Instituto, desde sua fundação, tem se destacado na formulação e na proposição de políticas de desenvolvimento, assim como na avaliação de políticas públicas que propiciem ganhos sociais. Este prêmio homenageia um dos mais brilhantes brasileiros do século passado, ao dar continuidade ao seu propósito de valorizar o pesquisador e a pesquisa em temas relevantes para o país, nas áreas econômica, social e institucional.

Assessoria de Comunicação do Ipece
(85) 3101.3509