Trabalho do Ipece faz mapeamento da vulnerabilidade socioambiental utilizando geoprocessamento

12 de dezembro de 2018 - 16:43

Com o objetivo de gerar uma metodologia que possibilitasse mapear as áreas de vulnerabilidade ambiental, social e socioambiental, tendo como estudo de caso o município de Caucaia, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, lançou, por intermédio da Gerência de Estatística, Geografia e Informação (Gegin) do Instituto, mais uma edição do Ipece/Textos para discussão (nº 126 – dezembro/2018) – Mapeamento da Vulnerabilidade Socioambiental Utilizando Ferramentas de Geoprocessamento.

O trabalho, elaborado pelo analista de Políticas Públicas Cleyber de Medeiros, identificou áreas com incidência de alta vulnerabilidade socioambiental. De acordo com o autor, a metodologia desenvolvida pode ser aplicada em outros municípios cearenses, gerando subsídios para o planejamento territorial. Ele explica que, como estudo de caso, o município de Caucaia foi selecionado porque vem apresentando um crescimento demográfico acelerado nas últimas décadas, contribuindo para a ocorrência de significativos problemas socioambientais. Deste modo, por meio da análise integrada, usando ferramentas de geoprocessamento, dos mapas de vulnerabilidade ambiental e social identificaram-se as áreas com incidência de alta vulnerabilidade socioambiental no município.

Tais lugares, segundo o Analista de Políticas Públicas do Ipece, configuram-se, em sua maioria, pela ocupação irregular de locais de alta vulnerabilidade ambiental pela população em situação desfavorável no tocante à renda per capita, educação e moradia, como por exemplo, a invasão de campos de dunas móveis e das planícies fluviais. Nessa perspectiva, o mapeamento da vulnerabilidade socioambiental visa contribuir para o planejamento de ações que proporcionem o desenvolvimento sustentável, subsidiando, efetivamente, o processo de ordenamento territorial.

Caucaia tem apresentado nos derradeiros decênios um acentuado aumento populacional, desencadeando significativa expansão urbana. A população correspondia a 54.754 habitantes em 1970, 94.106 em 1980, 165.099 em 1991, 250.479 no ano 2000 e 325.441 habitantes em 2010, alcançando um crescimento relativo de 30 por cento na última década. (IBGE, 2010). O município tem uma participação de destaque no panorama social e econômico do Estado, uma vez que detêm o segundo maior contingente populacional e o terceiro maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as cidades cearenses, sendo estes indicadores relevantes para medir a importância socioeconômica de Caucaia no cenário estadual.

Vale citar, ainda, que a configuração geoambiental do município é bastante diversificada, possuindo terrenos cristalinos Pré-Cambrianos encravados na depressão sertaneja, que bordejam as serras úmidas e secas, tendo contato geológico com a Formação Barreiras. Por sua vez, o litoral apresenta a planície flúvio-marinha, campos de dunas móveis e fixas e em menor escala a faixa de praia. “Isto posto, dá-se ênfase que o elevado crescimento demográfico que vem ocorrendo no município nos últimos anos, bem como o planejamento de grandes projetos econômicos que estão sendo implementados no território municipal e no seu entorno, a exemplo do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), justifica a necessidade de estudar as condições de vulnerabilidade socioambiental de Caucaia, gerando importantes informações que podem auxiliar na proposição de políticas públicas voltadas para o combate das desigualdades socioambientais” – finaliza.

Clique aqui e acesse o Texto para Discussão Nº 26 – Mapeamento da Vulnerabilidade Socioambiental Utilizando Ferramentas de Geoprocessamento.