Ipece lança dois novos produtos com enfoque no PIB

12 de dezembro de 2018 - 14:42

O Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do Governo do Estado, acaba de lançar dois novos produtos, elaborados pela Diretoria de Estudos Econômicos (Diec): Radar do PIB Cearense pela ótica da produção e Radar do PIB Cearense pela ótica da renda. Ambos utilizam a base de dados do Sistema de Contas Regionais (SCR), disponível no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O primeiro – publicado a partir de hoje – apresenta, desde 2002, a evolução do valor corrente do Produto Interno Bruto (PIB) – Brasil, Nordeste e Ceará -, além de uma série de outros indicadores, a saber: variação real anual do PIB cearense, nordestino e nacional; evolução da participação nacional e regional do PIB cearense; variação real anual do valor adicionado bruto das grandes atividades econômicas (Agropecuária, Indústria e Serviços); evolução da participação dessas mesmas atividades no Valor Adicionado Bruto (VAB) cearense e, por fim, a evolução das participações dessas atividades nas mesmas atividades no âmbito regional e nacional, tudo isso para o período dos últimos cinco anos. A base de dados utilizada na elaboração desse produto é o Sistema de Contas Regionais (SCR), disponível no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já o Radar do PIB Cearense pela ótica da renda – série disponível a partir de 2010 -, que vai ser publicado amanhã (quinta-feira,13), mostra o PIB como resultado da soma da remuneração dos fatores de produção, isto é, remuneração dos empregados, mais o rendimento misto bruto, mais o excedente operacional bruto, mais o total dos impostos, líquidos de subsídios, sobre a produção e importação. O referido produto apresenta a evolução das participações de cada um desses componentes no valor corrente do PIB cearense para os últimos cinco anos.

Clique aqui e acesse o Radar do PIB Cearense – Ótica da Produção.